Comunidades de Inhuma assinam contratos para construção de casas

Comunidades de Inhuma assinam contratos para construção de casas

O sonho de uma casa própria na zona rural, construída com tijolos, telha, piso de cerâmica, banheiro com sanitário se realiza agora para 50 famílias das localidades Caldeirão do Saco, Aceiro, Caatinga do Sítio e Ema, do município de Inhuma (cerca de 240 km de Teresina), que assinaram, hoje (01), os contratos para construção das moradias pela Caixa por meio do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural). Participaram da solenidade, representantes das comunidades, como a presidente da Associação de Caldeirão do Saco, Risoleide Carvalho; e diversas autoridades como o gerente geral da Caixa de Valença, João Geminiano; prefeito Dr. Moura; deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) e vereadores.

?Um projeto como esse melhora a vida das pessoas, sem contar que fortalece o comércio local e gera emprego e renda para o município?, avaliou o deputado, que luta, desde 2011, para melhorar o acesso das famílias que vivem na zona rural aos programas governamentais de moradia.

Para facilitar o acesso, o parlamentar promoveu oficinas técnicas de associações comunitárias com técnicos da Caixa e outros operadores de programas de moradia rural. Depois disso, 21 entidades comunitárias conseguiram melhorar o acesso a projetos para construção de moradias para 1.031 famílias. Sete localidades já iniciaram a construção das casas para mais de 400 famílias nos municípios de Barra DAlcântara, Brasileira, Jatobá, José de Freitas, Pedro Laurentino, São João do Piauí. Assinaram contratos recentemente, comunidades de Francisco Santos, Santa Rosa e Inhuma. Outros 11 projetos tramitam para construção de moradias em Picos, Piripiri, Geminiano, Itainópolis, Pio IX, São Luís do Piauí.

A luta para melhorar o acesso a programas governamentais de moradia no campo é uma das ações do deputado Assis Carvalho para fortalecer a agricultura familiar no Piauí e fixar as famílias no campo, garantindo-lhes condições de viver com dignidade na zona rural. Além disso, o deputado defende a integração de bacias como forma de levar água ao semiárido, luta para minimizar os efeitos da Seca, apresentou emendas a Medidas Provisórias que tratam da estiagem com vistas a expandir benefícios como o Seguro Safra, luta para liberação de equipamentos como retroescavadeiras e motoniveladoras, Luz Para Todos, aprovou emendas parlamentares para aquisição de kits de irrigação e tratores, transferência de tecnologia agropecuária, estradas, abastecimento dágua, dentre outros.

Fotos: Juerismar



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES