Apresentação do CAPS a população inhumense

Apresentação do CAPS a população inhumense

Apresentação do Programa CAPS a população | Juerismar Rodrigues

A Coordenadora do CAPS Luciana Custodio e sua equipe de trabalho apresentou o Programa a Comunidade inhumense. A Solenidade de apresentação aconteceu no Lar de Iris, com a presença do Prefeito Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, da Coordenadora Programa Luciana Custódio e equipe de trabalho, e das famílias dos usuários.

O CAPS tem o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida, autonomia, compreensão de sua complexidade, possibilitando a reinserção social; avaliar a efetividade de ações através de dados quantitativos e qualitativos; possibilitar o fortalecimento dos vínculos familiares; estimular a reflexão familiar e dos profissionais quanto aos hábitos, usos e costumes, garantindo que o usuário seja tratado com base em sua cidadania, através de um processo educativo.

O Município de Inhuma foi contemplado com o CAPS 1 e funciona compactuado com o município de Ipiranga. O CAPS é implantado em municípios de 20,000 mil habitantes até 70,000 mil. A Inhuma não tem 20 mil habitantes, mas para que pudesse fazer um serviço especializado no município, foi feita uma parceria com o município de Ipiranga, e dando cobertura a esses dois municípios.

Como no município só existe um único CAPS, o Programa atende todas as demandas possíveis, desde Crianças, pessoas com transtornos mentais severo, como também os dependentes químicos, os usuários de álcool e outras drogas.

Sem diferenciar um serviço do outro, o CAPS é um Serviço aberto. É um serviço comunitário diferente do opressor, é mais aberto. As atividades do Programa não acontecem somente entre quatro paredes, mas na comunidade e para a comunidade, com atividades esportivas, incentivando os usuários a desenvolverem o seu potencial, independentemente da doença.

Durante o evento teve apresentações culturais, com grupo de dança e peça Teatral. Aproveitamos para parabenizar o Senhor José Airton Rufino e a Senhora Lurdes Quaresma que fizeram uma belíssima apresentação, interpretando o papel dos usuários do serviço. Luis Plácido Gonçalves, que sofre de transtorno mental, também foi homenageado pelo Programa.

Confira as imagens!

Fotos: Juerismar Rodrigues



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES