O agricultor Jefferson Oliveira Lima, da comunidade Magro, município de Inhuma, foi agraciado com premio e comenda, pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A, agencia de Valença do Piauí, a nível nacional no, II Premio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar. O evento aconteceu no dia 18 de Setembro de 2013, às 17 horas, no Luxor Hotel do Piauí, em Teresina.
O Sr. Jefferson foi acompanhado do seu irmão Wanderson Oliveira Lima, o técnico do Emater Jose Airton, elaborador do projeto, o gerente geral do BNB de Valença Carlos Washington e o gerente de PRONAF Francisco das Chagas. No evento estiveram presentes a superintendente do Banco do Nordeste do Brasil, representantes do governo estadual, federal e outros órgãos.
O premio foi na categoria PRONAF AGRO-INDUSTRIA, tendo em vista, que o mesmo contraiu financiamento rural nesta agencia para aquisição de uma fabrica de beneficiamento do buriti, que vem se destacando cada vez mais, pois a fabrica tem uma produção diária de 800 kg de doce dia, embalada em potes de 01kg e caixas de papelão com doze unidades, com mercado garantido no comercio local e outros estados, motivo este que faz o Sr. Jefferson pensar em ampliar a fabrica para a próxima safra.
Segundo o Técnico do Emater e supervisor do Território Jose Airton e o gerente do BNB Carlos Washington, isso é só o começo, levantamento feito por eles o município de Inhuma tem produção extrativa do buriti para 35 indústrias desse porte, mas no momento conta com apenas duas, todas financiadas pelo BNB.
O Técnico Jose Airton diz que a Agro-Industria é a saída para a grande produção do buriti no município. ?O município pode chegar a mais de duas mil toneladas de poupa por safra, gerando emprego e renda e agregar valor ao produto e o extrativismo é de fundamental importância na economia do municipio, por ser renovável e não agredir a natureza e ao meio ambiente?. Comentou José Airton.
Fotos: Arquivo da Emater Inhuma
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.