A Prefeitura Municipal de Inhuma, a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou no dia (22.05.2015) no Centro Pastoral Lar de Íris a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que contou com a presença de vários segmentos da sociedade inhumense. O evento ainda contou com a participação dos conselheiros do Conselho Estadual da Saúde e de vários profissionais da área.
Ainda estava presente o Prefeito Municipal Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, a Secretária Municipal de Saúde Rosimar Pacheco, a Presidente do Conselho municipal da Saúde Antônia Rodrigues Leal e representantes do Poder Legislativo. Durante a abertura teve a apresentação de uma Peça Teatral, com a participação dos alunos da Escola Porfírio Mendes de Moura.
A 8ª Conferência Municipal da Saúde tem por objetivos reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equipe do SUS, com base em Políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 142, de 28 de dezembro de 1990; Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade inhumense acerca do Direito á saúde e em defesa do SUS; Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Inhuma -Piauí.; Avaliar a situação de Saúde , Elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Municipais, no contexto dos 25 anos do SUS; E aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do municipal, em especial as incidem sobre o setor saúde.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Inhuma -Piauí, tem como Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro”, a mesma contou com a explanação da Conferencista Risoceli Andrande.
O s Eixos trabalhados na 8ª Conferência Municipal de Saúde foram: Direito à saúde, garanti de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relação público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; E reformas democráticas e populares do estado.
Imagens!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.