O cantor Léo Xenhenhem foi homenageado com a Medalha do Mérito Renascença durante as comemorações dos 200 Batalha do Jenipapo, realizada nessa segunda-feira, dia 13 de março, em Campo Maior. Ao todo, 32 grandes personalidades foram homenageadas, divididas em cinco categorias: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz. Léo Xenhenhem estava acompanhado do irmão, Luciano Barreto, prefeito de Hugo Napoleão, e do primo Hélio Rodrigues, Deputado Estadual.
“13.03.2023, que data importante! Recebemos a Medalha do Mérito Renascença, em Campo Maior. Foi um momento de reconhecimento de uma trajetória de 20 anos, recheada de lutas e desafios. Levar a EsclePIcência do forró é, sem dúvidas, uma grande honra para o Xenhenhem. Gratidão a Deus por tudo isso e aos familiares e amigos que torcem por nós”, escreveu o artista nas redes sociais.
A solenidade de comemoração ao bicentenário confronto contou com desfile militar e com a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, que já ocorre há 25 anos. Na apresentação deste ano, a peça contou com o maior elenco de sua história. Ao todo, 170 atores narraram os fatos acontecidos, em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823.
Após a apresentação, o governador deu início à outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda do Estado. “Além dos heróis do passado, viemos homenagear aqueles do presente, que ajudam na luta por novas independências, por mais democracia, dignidade, cidadania e direitos para a nossa população”, explicou o gestor.
“Hoje, durante as festividades que comemora os 200 anos dos que lutaram com coragem e bravura na Batalha do Jenipapo, tive a felicidade de ver meu irmão Léo Xenhenhem receber a Medalha do Mérito Renascença. Uma homenagem feita pelo nosso governador Rafael Fonteles que homenageia esse grande homem e artista piauiense. Muito orgulho de toda sua trajetória”, escreveu o prefeito Luciano.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.