Durante os dias 04 e 05 de dezembro, os atendentes dos postos de saúde de Floriano passaram por uma capacitação sobre o novo Sistema on-line “Gestor Saúde” do Ministério da Saúde.
Este sistema permite otimizar as marcações de exames e consultas, além de monitorar, o atendimento aos pacientes de Floriano e região. Por meio deste sistema a coordenação da central de regulação poderá acompanhar todo o processo de marcação e realização dos exames e consultas que forem agendadas nos pontos de marcação.
“Essa é a realização de um sonho da atual gestão, do prefeito Gilberto Júnior e do secretário de saúde dr. Bigman Barbosa, que sempre tiveram essa vontade de implantar esse sistema chamado Gestor Saúde que vai otimizar as marcações de consultas e exames onde todos os postos serão equipados com internet e computadores,” disse Sérgio Eufrásio - coord. da central de regulação de Floriano.
Nesse primeiro momento os servidores passaram pelo treinamento técnico-teórico, e na próxima semana, dia 12/12 será a prática nos postos. A proposta é que, a partir do dia 15 de dezembro o sistema agregue todas as informações dos pacientes de Floriano em uma central de regulação, “o que antes era feito manual agora será feito todo on-line, onde todas as consultas, todos os exames serão marcados via internet e enviadas para todos os prestadores, e assim vamos otimizar todo esse serviço e acabar com a fila de espera,” completou Sérgio Eufrásio.
Em Floriano serão montados 20 pontos de marcação, sendo 18 em postos de saúde, 01 no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento DST/AIDS) e outro ponto no CAPS AD. Segundo o coordenador de regulação, Sérgio Eufrásio, outros 28 pontos deverão ser montados nos municípios que fazem parte da pactuação de saúde com Floriano através do SUS.
“Primeiro vamos capacitar e colocar em funcionamento os pontos de marcação de Floriano, depois será a vez dos municípios vizinhos que dependem de Floriano para realização de exames e consultas especializadas. Os atendentes vão passar por esse mesmo treinamento com a equipe da secretária estadual de saúde, e cada município vai contar com um ponto de marcação com computador ligado a internet para utilização do Gestor Saúde, aonde eles vão regular todas as consultas e exames para Floriano” completou Sérgio Eufrásio.
A proposta é que até o final deste mês o Gestor Saúde entre em vigor em Floriano, e em até janeiro do próximo ano esteja em pleno funcionamento em toda região coberta pela secretaria municipal de saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.