Em reunião na manhã desta sexta-feira (20), na Prefeitura de Floriano, o prefeito Gilberto Júnior e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuella Simplício receberam técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) para discutirem a implantação de uma equipe de brigadistas em Floriano para atender as ocorrências de incêndios florestais no período de maior incidência na região que é de junho a dezembro.
De acordo com o Chefe do Núcleo do PrevFogo do Piauí, Gildênio Sousa, a cidade de Floriano é estratégia para combater os incêndios na região.
“A implantação da Brigada Federal, na missão maior de combater os incêndios florestais na região, é um programa federal, mas sempre há a necessidade de uma parceria da Prefeitura. Depois desta conversa com o Prefeito Gilberto Júnior temos uma perspectiva satisfatória, onde teremos servidores públicos temporários, que serão contratados pelo IBAMA, para atuar e a prefeitura terá uma visibilidade, pois terá esse programa no seu município”, destaca Sousa.
A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, juntamente com o Núcleo do PrevFogo irão elaborar o edital para a realização das inscrições e seleção dos brigadistas. A previsão é que no mês de junho já iniciem os trabalhos em Floriano e região.
PREVFOGO
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o país entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta. Além de contribuir com o aquecimento global e as mudanças climáticas, as queimadas e incêndios florestais poluem a atmosfera, causam prejuízos econômicos e sociais e aceleram os processos de desertificação, desflorestamento e de perda da biodiversidade.
Este problema foi identificado na década de 80, quando as mídias nacionais e internacionais tornaram públicos os dados alarmantes de focos de calor observados pelo Inpe. O fato evidenciou a ausência de estrutura governamental organizada para implementar ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e exigiu do Governo uma resposta a este problema.
Considerando a importância da temática, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo foi criado em 1989 e tem atuado na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional.
Fonte: www.ibama.gov.br/prevfogo
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.