Realizado com sucesso a 7º edição do Festival Nordestino de Cultura Junina em Floriano

Realizado com sucesso a 7º edição do Festival Nordestino de Cultura Junina em Floriano

FLO: VII Festival Nordestino de Cultura Junina | Luan Gonçalves

O 7º Festival Nordestino de Cultura Junina de Floriano foi realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino em parceria com a Prefeitura de Floriano. O evento já se tornou um dos maiores do estado reunindo grupos juninos de vários estados do nordeste.

Este ano, o evento foi na praça de eventos, na Avenida Beira Rio, a arena montada para as festividades do aniversário da cidade foi transformada num grande arraiá com bandeirolas, tablado e muito arrasta pé. Os grupos juninos começaram a se apresentar na noite de quinta, 09, no Festival Municipal de Quadrilhas, e ainda teve apresentação do Auto do Boi Bumbá com o grupo Corpo e Alma, após as apresentações, festa com a Banda Paquera;  Hyuri Barros e Forró de Garagem.

O 7º Festival Nordestino de Cultura Junina aconteceu nos dias 10 e 11. No primeiro dia – sexta, 10 - a etapa estadual 06 quadrilhas se apresentaram e 03 foram classificadas para representar o PI na etapa nordestina. Ao final, show com a Banda Cavalo Branco e Taty Girl. Nesse dia, a policia contabilizou cerca de 15 mil pessoas na arena que ficaram para assistir as quadrilhas e apreciar os shows.

“Costumo dizer que, Sonho que se sonha só não se realiza e quando passamos a sonhar em grupo o sonho se torna realidade, e foi assim com o Festival Nordestino, ano passado fizemos bonito no parque de exposições, mas esse ano, superamos as expectativas, e entramos para o circuito estadual e agora nordestino de cultura junina. As federações e ligas juninas já utilizam nosso festival como referência e isso é muito importante para o movimento no estado,” disse Leonardo Carlos, pres. Associação Brincantes.

Na etapa nordestina, sábado, 11, 04 quadrilhas do Nordeste –  Arraiá do Patativa (CE), Junina Koroné (MA), São João do Cerrado (MA), Balão Dourado (PE)  disputaram o titulo com as 03 quadrilhas do PI – Lua de Prata (Demerval Lobão), Mistura do Sertão (Guadalupe), Estrela de Ouro (Canto do Buriti).

A grande final foi emocionante, 05 jurados tiveram a difícil missão de julgar a desempenho dos quadrilheiros e selecionar a campeã da noite. O Humorista Carlos Anchieta, com a personagem Maria dos Prazer, fez uma participação especial no festival e animou o público, enquanto a comissão julgadora contabilizava os pontos das juninas.

E as cinco primeiras foram premiadas em dinheiro – 1º Lua de Prata (8 mil reais), 2º Arraia do Patativa (5 mil reais), 3º São João do Cerrado (3 mil reais), 4º Junina Koroné (2 mil reais) e 5º Balão Dourado (Hum mil reais).

Segundo a policia o evento reuniu em 03 dias mais de 25 mil pessoas. “Não tenho palavras para agradecer a todos; empresas que apoiaram o evento, a prefeitura, e principalmente a nossa equipe de trabalho, os brincantes e os estudantes do curso de educação física da UESPI. Se foi um sucesso, foi porque trabalhamos juntos,” falou Aparecida Santana

Durante o Festival também foi entregue o troféu de menção honrosa ao repórter Amarelinho – Renato Costa – que foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Floriano.

A Associação Brincantes do Folclore Nordestino também entregou troféu de participação para as demais quadrilhas, e outro de reconhecimento e apoio ao prefeito Gilberto Júnior, que foi representado pelo secretario de cultura, Marcos Veras.

O encerramento do VII Festival Nordestino de Cultura Junina ficou por conta da banda Forró Social e Banda Dona Fulô.

“Esse é um evento maravilhoso, Floriano realmente se tornou um marco para a cultura junina. Aqui nós vimos verdadeiros espetáculos, beleza, cultura e muita animação. Nós que fazemos parte do poder público municipal estamos felizes de participado do projeto e de ter proporcionado aos florianense e visitantes um evento tão grande como este,” citou Marcos Veras, secretario de cultura.

“Essa parceria vem dando certo desde o ano passado, e o que vimos aqui foi um verdadeiro show com quadrilhas vinda de vários municípios do Piauí, e até de outros estados do nordeste. A multidão aprovou o espaço e o evento, e nós estamos felizes de fazer parte dessa organização e ter proporcionado esse momento de lazer para os filhos de Floriano e visitantes,” disse o prefeito Gilberto Júnior. 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES