Um grande problema para área da Saúde em Floriano começa a ser resolvido. Após contato do prefeito Gilberto Júnior e secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, com a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES-MA) ficou ajustado que a partir deste mês a SES repassará a contrapartida de 40 mil reais para o atendimento de média e alta complexidade a pacientes maranhenses que vem a Floriano realizar tratamentos de saúde.
De acordo com o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, o valor é para compensar os custos com os pacientes maranhenses que fazem hemodiálise na cidade. “Abre-se agora uma negociação para começar a ter repasses pelos procedimentos eletivos tirando assim os nossos vizinhos da clandestinidade para tratar-se em Floriano. Essa é uma antiga discussão e que só agora começa a ser definida para fazer justiça aos gastos que nossa cidade e o Estado do Piauí assumiram durante tantos anos sem um posicionamento coerente do Ministério da Saúde”, afirma o prefeito Gilberto Júnior.
Esta parceria da Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a SES beneficiará maranhenses que precisarem de atendimento médico em Floriano.
“Os pacientes que precisarem vir a Floriano não irão mais precisar fazer um cartão do SUS com o endereço de Floriano, burlando o sistema. Serão regulados pelas secretarias de saúde dos seus municípios em acordo com a Secretaria de Saúde de Floriano”, explica do secretário de Saúde, Bigman Barbosa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.