O governador Wellington Dias entregou, durante solenidade no Palácio de Karnak, três autobombas tanques (ABT), para o Corpo de Bombeiros dos municípios de Floriano, Picos e Teresina, na manhã desta segunda-feira (23/02).
Segundo o coronel Carlos Frederico, comandante geral, o Corpo de Bombeiros sempre precisa de novos equipamentos e eles são, por natureza, caros. Os três veículos custaram em torno de R$1,5 milhão e vão atender, também, as cidades menores e próximas a Floriano, Picos e Teresina. “A principal importância é melhorar a atividade do Corpo de Bombeiros que é atender à sociedade piauiense e, para nós, do Corpo de Bombeiros, sinaliza mudanças. Mudanças de comportamento e de pensamento em relação a planejamento e estrutura. É um ponto crucial no momento em que nós vivemos de dificuldades, apresentar uma aquisição de tanta importância para o nosso Corpo de Bombeiros”, diz o coronel Frederico.
Esta aquisição foi proporcionada com recursos próprios do Governo do Estado, por meio de um esforço concentrado das secretarias da Fazenda e Segurança. Para o governador Wellington Dias, este é mais um passo para a regularização da situação do Estado. “O Piauí tinha um conjunto de ações paralisadas e elas retomam. Quero falar para a equipe do Corpo de Bombeiros colocar em funcionamento para que tenhamos condições de salvar vidas. O sentido de tratar de forma emergencial uma área como essa é a de equipar melhor uma estrutura capaz de combater incêndios, situações de enchentes, afogamentos e trabalhar, principalmente, na prevenção. Essa é uma área que você precisa estar pronto, para caso aconteça algum problema”, diz o governador.
O capitão Edilson Soares Lima, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de Floriano, ressalta a importância dessa aquisição destacando que, desde 2007 quando o trabalho deles foi iniciado em Floriano, eles nunca tiveram uma viatura nova. “Atualmente, a gente está com uma viatura que só tem capacidade de 2500 litros e essa tem capacidade de 5000. Então, de cara, a gente já ganha na capacidade de água para extinção de incêndios e ganha também na questão de uma viatura nova”, explica o capitão Edilson. Na cidade de Picos era utilizada uma viatura de 1994. Para a comandante Cléa Diniz, o ABT vai suprir todas as necessidades de Picos, principalmente por conta da quantidade de morros ao redor da cidade.
O treinamento e a capacitação dos motoristas e equipes de operação para a utilização dos novos veículos já foram iniciadas desde a semana passada. De acordo com o coronel Frederico, esse é um maquinário moderno e o Corpo de Bombeiros precisa estar treinado para evitar qualquer tipo de avaria no sistema. “Então, nós deslocaremos essas viaturas primeiramente para o Quartel Central para apresentarmos aos motoristas que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar e treinar com a viatura, e após isso as viaturas serão deslocadas para os municípios de Floriano e Picos, e lá, também, serão executados treinamentos porque é uma realidade diferente, relevo diferente e nós precisamos estar preparados para isso”, esclarece ele.
O ABT é o veículo ideal para atender às funções de bombeiro urbano em operações de combate a incêndios de pequeno e grande porte. Pode também ser utilizado como veículo de suporte de água para escadas e plataformas, e permite a acomodação de toda a estrutura, boa capacidade de armazenamento de água e materiais acessórios destinados ao combate a incêndios.
Com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.