O município de Esperantina ganhou evidência no ranking do Previne Brasil, com Indicador Sintético Final (ISF) de 8,58. Até dezembro de 2020 o indicador da saúde do município era de 4,53. Em um ano de gestão o indicador praticamente dobrou.
O índice é a média dos indicadores do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios.
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.
O Secretário de Saúde, Dr. Felipe Sampaio, diz que esse resultado é fruto do empenho de toda equipe de coordenadores da secretaria e do árduo trabalho dos profissionais da saúde do município de Esperantina.
Vale ressaltar que a atual gestão já iniciou obras de reformas e melhorias em doze unidades básicas de saúde do município e está fazendo a aquisição de equipamentos e mobílias para o melhor conforto dos profissionais e dos pacientes que procuram as UBS´s.
A prefeita Ivanária Sampaio parabenizou toda equipe da saúde de Esperantina que tem a frente o secretário Felipe Sampaio, pelo bom desempenho do trabalho que vem melhorando os índices da saúde no município.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.