Câmara Municipal da cidade de Esperantina, rejeitou na sessão ordinária realizada na noite de ontem (21/02), no plenário Vereador, Gilberto Aguiar Chaves, o novo pedido de afastamento do cargo do Prefeito tucano, Lourival Bezerra Freitas do município.
Vale ressaltar que o pedido de afastamento do Prefeito da cidade de Esperantina, foi feito pelo jovem, Marcos Antonio Lira de Queirós, que no passado não muito distante chegou a assumir o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente do município e que acabou sendo demitido pelo atual gestor, Lourival Bezerra Freitas (PSDB).
Lembrando que dos treze Vereadores Municipais, apenas o Vereador do Partido Social Brasileiro ? PSB, Jânio Ferreira de Aguiar, não compareceu na sessão ordinária. Os demais Edis presentes na referida sessão, foram os seguintes:
SITUAÇÃO
Raimundo Rodrigues Fontinele ? PSDB
Antonio Aristide de Carvalho ? Tote Aristide ? PMDB
Antonio José de Paiva Costa ? Bebé Vitória ? PRTB
Regys Carvalho Sampaio ? PMDB
João de Deus Correia ? PMDB
Adalberto Alves de Aguiar ? Bebetinho ? DEM
José Carvalho Pereira ? Kélio ? PRTB
OPOSIÇÃO
Domingas Maria dos Santos Santana ? PRB
Luis Ferreira ? Luis Ana ? PT
José Ribamar de Sousa ? Zé Germano ? PT
Antonio Marcos Teles de Carvalho ? Marquinhos Geronço ? PRB
José Claudio Pereira da Silva ? Zé Claudio da Borracharia ? PSB
Não esquecendo que os seis Vereadores que votaram pela rejeição do afastamento do gestor municipal do cargo, foram os seguintes: Tote Aristide, Bebé Vitória, Regys Sampaio, João de Deus, Bebetinho e Kélio. Já o Presidente do poder legislativo, o médico e vereador, Raimundo Fontinele, não precisou votar, uma vez que o mesmo, só vota no caso de empate.
Raimundo Fontinele ao discursar, falou que o ex-Secretário de Meio Ambiente do município, Marcos Queiros, deu entrada na Câmara, com um pedido de afastamento do Prefeito Municipal, em decorrência segundo ele de um suposto esquema de corrupção com desvios de recursos públicos oriundos das Secretarias de Saúde e da Educação do município.
O fato é que durante o seu pronunciamento, o Presidente da Câmara Municipal chegou a declarar para os presentes que caso as denúncias do ex-Secretário de Meio Ambiente, não sejam verdadeiras, o mesmo poderá responder criminalmente na Justiça.
O Vereador do PRB, Marquinhos Geronço, iniciou o seu pronunciamento falando que realmente não teve oportunidade de estudar o pedido de afastamento feito pelo ex-Secretário, Marcos Queirós, mas mesmo assim, o seu voto é pelo afastamento do gestor municipal.
Marquinhos Geronço, declarou que o video gravado com a jovem Lismara Pinheiro, são bastantes compremetedores e por isso o seu voto é pelo afastamento do Prefeito Lourival Bezerra do cargo.
No tocante a entrevista que deu ao jornalista do CQC, falando que existiam mais de cem Escolas no municipio, o jovem parlamentar chegou a declarar que realmente ficou em dúvida e que isto não é para se transformar em chacorta pela turma do Prefeito.
Já o Vereador Zé Claudio, ao usar a tribuna, falou inicialmente que votava pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ? CPI.
Segundo o parlamentar Psdebista, o Prefeito não é uma pessoa ruim, apenas está mal assessorado.
Zé Claudio chegou a declarar que como Vereador não vai perseguir ninguém e que o seu voto será pelo afastamento do gestor municipal.
O Vereador peemedebista, Tote Aristide, iniciou o seu discurso, dizendo que virou moda agora toda semana alguém querendo cassar o Prefeito Municipal de Esperantina. Segundo o peemedebista, a situação virou completamente uma baderna.
Tote, disse que o seu colega de vereança Marquinhos Geronço, serviu foi de chacota para o jornalista do CQC, quando não soube responder quantas Escolas existiam no município e que isto é uma verdadeira vergonha para um parlamentar que se preze.
Já com relação as denuncias sobre fraudes nas Licitações, o nobre parlamentar chegou a falar em público que os seus colegas Vereadores da oposição não fiscalizaram porque não quiseram, uma vez que todas as vezes que vai acontecer o processo de Licitação no município todos são convidados.
Segundo o parlamentar o empresário Didi do Açougue que vem fazendo as denuncias de supostas propina, a empresa não é em seu nome e sim em nome de um pobre coitado que não tem nem mesmo uma casa para morar.
Regys Sampaio do PMDB, iniciou o seu pronunciamento dizendo que a onda no momento na cidade é de denuncismo, e que não é bom para o município.
O Vereador disse que vai continuar votando pela permanência do Prefeito no cargo e que o povo deve dá uma oportunidade para que ele permaneça os quatro anos a frente do cargo de gestor municipal.
Já o Vereador João de Deus Correia, também do PMDB, disse que é muito triste vê hoje a situação de Esperantina com tantas perseguições contra o Prefeito Lourival Bezerra.
João de Deus falou que o Prefeito Lourival Bezerra, deve levantar a cabeça e dá continuidade a sua administração que por sinal vem trabalhando muito na área da saúde, educação e com recuperação de estradas na zona rural e urbana do município.
O Vereador do Partido dos Democratas, Bebetinho, iniciou o seu pronunciamento, falando que o empresário Didi do Açougue, errou em colocar o seu cunhado que é até analfabeto em uma confusão como esta sobre Licitação.
?Eu conheço o (Casca de Bala) e ele sabe apenas escrever o seu nome e ainda muito mal e como é que esse rapaz que é morto de pobre tem condição de ter uma empresa em seu nome. Já pensou o que ele vai dizer quando chegar na frente de um Juiz, o que ele vai responder? ? Indagou o parlamentar.
Com relação o pedido de cassação do gestor municipal o parlamentar declarou ser contra e que os Vereadores de oposição deve deixar o Prefeito exercer o seu mandato normal durante os quatros anos.
Já a Vereadora, Domingas Santana, do Partido Republicano Brasileiro, iniciou o seu pronunciamento cobrando do poder público municipal a recuperação de algumas estradas vicinais no município.
Com relação ao fato do seu colega de partido, o Vereador, Marquinho Geronço, não saber com precisão a quantidade de Escolas existentes no município, a parlamentar chegou a declarar que também não sabia.
?Da mesma forma que Eu não sei, tem vereadores aqui desta casa que tem quatro, cinco, mandatos e também não sabe?, falou a parlamentar.
O Vereador petista, Luis Ana, começou o seu pronunciamento afirmando que Esperantina, atualmente está vivendo uma calamidade pública.
Segundo o parlamentar petista, o seu voto é pelo afastamento do gestor municipal em razão das inúmeras denuncias de corrupção no governo do mesmo.
Luis Ana finalizou as suas palavras afirmando que todas as Escolas do município faltam merenda escolar e isto não é admissível.
?Se o dinheiro do FUDEB que é sagrado vem, porque não gastam como deveria ser feito?, Indagou o parlamentar petista.
{albCodigo=5555}
Fonte: Jornalesp.com
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.