No dia 20 de novembro, dia que se comemora o Dia da Consciência Negra, a comunidade quilombola Olho D’água dos Negros realizou uma vasta programação alusiva a data que se estendeu durante todo o dia com atividades religiosas, culturais e esportivas, terminando com uma grande festa, para comemorar a data.
“Temos como objetivo celebrar as nossas conquistas e vitórias que só puderam ser obtidas mediante esforços conjuntos e muita luta”. Falou a Prefeita Vilma Amorim, que participou da comemoração.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é marcado em Esperantina como feriado municipal (O feriado Municipal foi instituído em 2010, pelo ex-prefeito Chico Antônio) para lembrar a luta contra o preconceito racial e pela valorização da raça negra na formação do povo brasileiro e na cultura do nosso país. A data também homenageia o líder Zumbi e o Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência à escravidão no Brasil.
Marcaram presenças a prefeita de Esperantina Vilma Amorim, os vereadores Luiz Ana, Domingas Santana, Bebeto, o ex-prefeito Chico Antônio e o deputado eleito Francisco Limma.
O líder da comunidade quilombola Claudio Santos agradeceu a presença de todos e falou da importância de comemorar a data no município, comemorando as conquista da classe e também realizando um debate com as autoridades para implementarem mais políticas públicas para os quilombolas.
Na comunidade Olho D’água dos Negros hoje vivem cerca de 87 famílias que vivem do extrativismo, de hortas, criação de pequenos animais e também da roça do toco.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.