Por volta das 08:00hs do último dia 3 de junho de 2014, já se encontrava na cidade de Elesbão Veloso a Equipe do NUPEVID - Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Domestica Familiar, representada na pessoa do Sr. Promotor Francisco de Jesus, a Psicóloga Drª Cynara, a Colaboradora Drª Catarina, juntamente com a Promotora Drª Francisca Silvia. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso, visitaram algumas instituições que compõem a rede de atendimento no município de Elesbão Veloso como: Escolas, CREAS, CRAS, CEO, NASF, CONSELHO TUTELAR, SMS E DELEGACIA, onde foi realizado o diagnostico físico humano de cada uma.
Segundo os representantes, que atuam no Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), a lei Maria da Penha desconstitui a violência e promove o diálogo. ?A violência está ligada à cultura machista e isso pode mudar a partir das escolas. Os professores irão levar isso aos alunos para uma sociedade sem violência. A Lei Maria da Penha levará aos professores as medidas preventivas para o combate a violência contra as mulheres"
O Projeto ?DESCONSTRUINDO A VIOLÊNCIA E CONSTRUINDO DIÁLOGOS?? busca despertar nos jovens a importância das questões aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher.
Durante a tarde no Auditório da PMEV aconteceu uma roda de conversas, opiniões e ideias com os demais profissionais do município
As 16:00hs teve inicio uma proveitosa palestra com a Delega Vilma Alves, que tinha como público alvo Mães de alunos e Profissionais da rede, e disse ter ficado encantada com cidade e falou sobre a Lei Maria da Penha, a violência contra mulher no Brasil e no Piauí e sua trajetória profissional. Vilma falou de sua experiência como profissional à frente da Delegacia da Mulher em Teresina. A delegada parabenizou a Promotora Drª Francisca Silvia pelo seu brilhante trabalho desenvolvido na cidade e se prontificou ao que for preciso e estive a seu alcance.
Texto e fotos: Adalberto Jr. .
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.