O Prefeito Municipal de Elesbão Veloso, Ronaldo Barbosa, participou do encontro entre o Governo do Estado e demais prefeitos do estado onde firmaram ?Parceria por um Novo Piauí?.
Dos 224 prefeitos piauienses, 210 participaram do ?Parceria por um Novo Piauí?: Encontro de integração Estado/Municípios, evento técnico promovido pelo Governo do Estado a fim de reforçar ações e programas executados pelo poder público estadual em convênio com as prefeituras municipais.
Wilson Martins destacou ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento rural como prioritárias para as parcerias que deverão ser firmadas com as prefeituras. ?Apenas em relação ao financiamento da atenção básica em saúde, temos 40 milhões para pactuar com as prefeituras em 2013. Vamos também realizar a co-gestão dos hospitais de referência e os regionais, além de descentralizar a aquisição e distribuição de medicamentos?, disse o governador em relação às parcerias na saúde. Em relação ao setor, o secretário estadual de Saúde, Ernani Maia, apresentou aos gestores como funcionará o SAMU aéreo, que permitirá o atendimento aeromédico de pacientes com problemas de alta complexidade, especialmente em função de traumatismos.
Na área de educação, o principal objetivo do Governo do Estado é a integração das redes estadual e municipais, com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental a cargo das prefeituras e contando com a estrutura oferecida pelo poder público estadual e recursos dos Governos Federal e Estadual.
Durante o evento, o governador Wilson Martins assegurou que o Governo do Estado irá aplicar no programa de transporte escolar os mesmos recursos aplicados pelo Governo Federal, garantindo assim a não politização do projeto. ?Para cada um real que o Governo Federal colocar no transporte escolar, eu coloco mais um. Além disso, vamos repassar aos alunos de escolas públicas 70 mil bicicletas através do programa Pedala Piauí. Não haverá mais dificuldade de acesso à escola?, assegura.
Foto: O prefeito Ronaldo Barbosa é o 1º da direita para a esquerda na primeira fila.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.