O prédio onde funciona a sede da Secretaria Estadual da Fazenda no município de Elesbão Veloso agora se chama “Manoel Modesto Santos”, mais conhecido na cidade como Seu Santinho. O projeto é de autoria do Deputado Estadual Rubem Martins (PSB) e foi sancionado pelo Governador Wellington Dias (PT) no último dia 06 de junho de 2015.
De acordo com a página oficial do deputado no facebook, Manoel Modesto Santos, foi um grande homem público competente, responsável e idôneo e que o legado deixado por ele enquanto chefe do setor de coletas de impostos estaduais o credencia para receber tal homenagem.
Seu Santinho faleceu em junho de 2004, deixando 11 filhos (03 in memoriam) e um legado de honestidade e compromisso com o bem público.
Confira no texto abaixo um pouco da vida de Manoel Modesto Santos:
“Manoel Modesto Santos nasceu no dia vinte e oito de setembro de mil novecentos e dez (28/09/1910), na localidade Mocambo município de Aroazes no Estado do Piauí e era carinhosamente chamado por seus familiares e amigos por Seu Santinho. Filho de José Antônio de Souza Santos e Ernestina de Assunção Santos, Manoel Modesto, casou-se com Genoveva Mendes Santos (in memoriam) em vinte e seis de novembro de mil novecentos e trinta e cinco (26/11/1935). Com ela fixou residência na cidade de Francinópolis, onde viveu por alguns anos e constituiu família.
Com sua esposa teve onze (11) filhos: Almir Mendes Santos (in memoriam), Nair Mendes Santos, Socorro Mendes Santos (in memoriam), Maria José Mendes Santos, José Mendes Santos, José Ribamar Mendes Santos, Maria Mercês Mendes Santos, Maria Mendes Santos, Maria do Amparo Mendes Santos, José Alberto Mendes Santos e José Antônio Mendes Santos (in memoriam).
Em mil novecentos e cinquenta e quatro (1954) a convite de Benoni Portela Leal, primeiro prefeito da recém criada cidade de Elesbão Veloso, Seu Santinho mudou-se com toda sua família para trabalhar na administração pública, sendo o primeiro tesoureiro do novo município.
Durante alguns anos, Manoel Modesto Santos, muito contribuiu para o desenvolvimento de Elesbão Veloso, até ser nomeado para exercer interinamente o cargo de “coletor classe H” da Coletoria Estadual de Elesbão Veloso de quarta categoria.
Devido sua competência à frente do cargo que lhe foi conferido interinamente, não demorou muito ao Governo do Estado reconhecer seu valor e lhe efetivar para tal cargo. Seu Santinho exerceu sua profissão de coletor com afinco, responsabilidade com o bem público e honestidade inquestionável até sua aposentadoria.
Como não poderia deixar de ser diferente, aos noventa e três (93) anos de idade, Deus chamou Seu Santinho ao seu encontro no dia primeiro de julho de 2004 (01/06/2004), deixando um imenso vazio no coração de seus familiares e amigos, mas um legado de grandes valores morais e bons princípios”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.