- Na ultima sexta feira(17) teve inicio os trabalhos da Câmara de Vereadores de Dom Expedito Lopes, o Presidente da casa o Vereador Luiz Quinor, convidou o Prefeito Valmir Barbosa para iniciar os trabalhos com a mensagem do gestor maior.
Os problemas são muitos, mas fui eleito para resolver os problemas e resolveremos, só peço um pouco de paciência, pois são muitos os problemas e estou com apenas quarenta e poucos dias a frente do município, mas estamos correndo atrás de soluções, recebi problemas que terei que solucionar ainda da década de 60, vejam como está sendo difícil. (Falou o prefeito Valmir Barbosa).
O Prefeito mostrou em ilides as metas que esta planejando para enfrentar os desafios e trazer melhorias para o município.
Com sua mensagem o prefeito deverá reforçar os compromissos da Prefeitura de Dom Expedito Lopes, Câmara de Vereadores e o povo, para o desenvolvimento e melhorias para todo o município..
Vereadora Ireny iniciou trazendo projetos para apreciação e votação.
Vereador Joaquim do PT.
Falou sobre seus trabalhos e metas expressou sobre visita que fez a localidade Serra dos Pinheiros que em reunião com os moradores da comunidade verificou que o maior problema é a falta d’água.
Assim o vereador já enviou um ofício para o governo solicitando a perfuração de um poço na comunidade para sanar esse problema.
Vereador De Assis.
Falou sobre a entrega de medicamentos que deveria continuar entregando os remédios na própria comunidade, pois alguns idosos não tem como se deslocar até a sede para receber os remédios.
Vereador Toínho de Quincas.
Falou sobre a esperança que o povo depositou no prefeito e acredita que ele é a pessoa que trará o bem para o município.
Falou também em defesa do homem do campo, e que irá lutar para trazer melhorias e para isso pede que a prefeitura renove a parceria com a EMATER, também lembrou que foi o responsável pela primeira implantação do Programa Luz para Todos no Estado e que foi até destaque na Rede de TV nacional (globo) e que vai continuar lutando para o bem dos agricultores.
Vereadora Evanil.
Parabenizou o Secretário de Educação, o Prefeito e todos que estavam envolvidos na organização da Semana Pedagógica.
Também falou que ficou feliz quando o prefeito falou que só vai contratar pessoas que estejam no município.
Estou na câmara para criticar se fizerem
errado e para elogiar quando tiver méritos. (vereadora Evanil)
Vereador Nilza.
Iniciou as palavras falando da alegria em ver que nesta gestão as pessoas estão voltando a participar das seções, pois a casa é do povo e os vereadores são eleitos para ser a voz do povo.
Com força e firmeza a vereadora clamou que percebeu a vontade do prefeito de melhorar o município e que estará sendo uma grande amiga para contribuir para esse desafio de fazer um município melhor.
A vereadora convidou o prefeito e vereadores para fazer uma audiência pública para tratar de segurança pública.
Pois o município precisa com urgência de melhorar a segurança.
Estou a disposição para acompanhar o prefeito para ir até o governo solicitar segurança.
Também pecou ao Secretario de saúde para ir em busca de planos de saúdes com preços acessíveis para repassar para os funcionários. (falou a vereadora)
Vereador Kyldary.
Falou sobre o torneio Mix de Futsa,
O Vereador Kyldary foi homenageado e parabenizado pelos atlestas do torneio, pois foi o vereador que deu total apoio ao torneio junto com a prefeitura.
Também consolidou se com a família de uma criança que faleceu e convidou para um campeonato triangular que ira acontecer no município.
Elogiou o Ricardo da Energia (como é conhecido o funcionário da ELETROBRAS no município), pelo grande trabalho que está sendo feito por ele no município.
Parabenizou o Secretário de Agricultura pela entrega de 5.000 Mudas de Caju aos agricultores do município., distribuição em parceria com a EMATER e SINDICATO.
Parabenizou ao Secretario de Obras por estar com rapidez recuperando as estradas que estão com maiores estragos.
E sobre a polemica em torno da morte de uma criança no município o vereador leu um desabafo que foi entrego pela tia da criança que faleceu, no texto estava escrito que a família falou que houve negligenciada pela a demora da marcação de consulta.
O presidente Luiz Quinor acatou o pedido do colega e solicitou aos demais vereadores sobre o espaço para o secretário usar a tribuna para explicar sobre o ocorrido. A câmara em unanimidade sedeu o direito de resposta para o secretário.
Vereador waguim.
Levou as condolências para a família da criança em nome de sua tia Francisca Mary.
O vereador falou que o povo pode ficar tranquilo que já havia falado com o Secretário e já havia decidido que os remédios serão sim entregues na localidade.
Pediu ao secretário de Obras que fosse aberta uma estrada que liga a sede para a Serra dos Pinheiros.
Eu gostaria que fosse criado uma lei que o gesto fosse proibido deixar dívidas para os próximos gestores (falou o vereador)
O Secretario de Saúde Samin usou a tribuna em seu direito de resposta e explica como é feito a marcação de consultas.
As marcações são feitas pelo sistema eletrônicos que vai para o controle do município de Picos e de Teresina, as demoras das marcação não é culpa da secretária.
Sobre o caso da morte da criança eu só fui procurado pela família da criança na semana que aconteceu o óbito.
Fui ao sistema e não tinha disponibilidades de vagas. A data é fornecida pelas clínicas de Teresina através do sistema, a secretária não tem como alterar esse procedimento. (explicou o secretário)
O secretário explicou para a família que o Hospital Regional de Picos poderia e deveria ter encaminhado a criança para Teresina em caráter de urgência e eu me comprometi em ceder a ambulância para locomover a criança até a capital. (afirmou Saminho)
O secretário comentou que as pessoas estavam usando essa fatalidade como política para atacar a gestão, pois viu que teve até vereador que criticou em redes sociais com, inverdades sobre o caso da criança e que deveria apurar melhor os fatos.
Após explicar sobre esse assunto foi expressado por alguns vereadores que o hospital regional falhou, pois nem mesmo queriam internar a paciente, o Concelho Tutelar teve que procurar o ministério Publico para que o hospital internasse a criança.
Sobre os medicamentos, o secretário pediu que tenham calma pois irá resolver da melhor forma possível.
Finalizando foram votados os projetos apresentados na câmara todos aprovados.
Os projetos da noite foram:
Sobre diárias.
Sobre quebras molas.
Sobre o nome da avenida do Sitiozinho
CONFIRA IMAGENS DA SEÇÃO:
COM APOIO CULTURAL DE...
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.