Continuando o especial com o município de Dom Expedito Lopes, vamos mostrar que essa terra querida carinhosamente conhecida por DEL.
Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seus habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação, da cultura e do esporte.
Bastante indicada pela produção e beneficiamento de frutas como buriti, caju e a exportação de sua castanha para outros estados, e até países e pelo cultivo de mandioca que é feito por muitos de forma primitiva com os aviamentos nas zonas rurais onde ainda se encontra a tradicional rapadeira de mandioca, mas também existem os aviamentos modernos quase todo motorizado.
No município tem uma fabrica de doce que exporta para todo país. Porém existem muitos produtores de doces artesanais.
O maior evento cultural é a realização dos festejos de São João Batista, no bairro Codó e São Pedro, no Centro. Anualmente temos também o DELFOLIA (Carnaval fora de época)
A cidade possui várias pinturas rupestres espalhadas em algumas localidades, essas inscrições, juntas com algumas formações rochosas trazem vários contos e lendas, como A Velha Seca e a Gruta da Quitéria, que vem passando de geração a geração. Na cultura e renda temos as casas de farinhas primitivas e modernas como também o Engenho de seu João Neto (IN MEMÓRIA) ainda movido com tração animal, ou seja, puxado por juntas de bois atraindo turistas de todo Brasil nas épocas de moagens.
Del é rica em artes e artistas com vários talentos musicais e artesãos.
No próximo especial vamos mostrar os artistas da terra com suas obras de artes, artesanatos e músicos
CONFIRA AS IMAGENS DE DEL:
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.