Dom Expedito Lopes ultrapassa produções nacionais no cultivo da palma Adensada.

O município que recentemente atingiu resultados surpreendente na produção alho livre de vírus, agora mostra que também pode estar entre os maiores produtores de palma irrigada.

Plantio de palmas | Josely Ecologista

O município que recentemente atingiu resultados surpreendente na produção de alho livre de vírus, agora mostra que também pode estar entre os maiores produtores de palma irrigada

Origem:

Palma forrageira tem origem no México e se adaptou bem em boa parte do semiárido brasileiro e do mundo pelas suas características anatômica, morfológica, fisiológica e bioquímica decorrente da adaptação aos rigores climáticos.  No Nordeste predomina o cultivo de espécies de palma dos gêneros Opuntia  (variedades  Redonda  e  Gigante)  e  Nopalea(palma  miúda  ou  palma  doce),  ambos  da  família Cactácea

A palma possui características que a tornam  importante  na  pecuária  tanto  pela capacidade de adaptação, rusticidade e longevidade no semiárido  como  pela  boa aceitabilidade pelo gado.

Algumas observações  de  campo  apontam produtividades  médias  da  palma  forrageira,  em sistemas  de  cultivo  adensado  superiores  a  400  toneladas/ha-ano.

Em Dom Expedito Lopes no Piauí um produtor sem acompanhamento técnico profissional, realizou um plantio de palma por sistemas de  cultivo  adensado  (gotejamento) e o resultado foi surpreendente. Atingindo uma produção superior a 20 kg planta comparando com as médias divulgadas no Brasil.

Nossa equipe foi até o plantio conferir e formos surpreendidos por uma pesagem de uma planta com um ano e um mês que pesou 30 kg.

O Produtor Joaquim Tomaz da comunidade Baixa Grande preparou um plantio de palma irrigado com área equivalente a meio hectare, comparando com os resultados mostrados por uma reportagem em uma fazenda do Rio Grande do Norte e outra na Bahia duas das maiores produções da planta com uma média de 62.500 plantas por hectare o resultado aqui em Dom Expedito Lopes seria muito satisfatório, pois teria um resultado de 1.687.500 kg ou seja. 1687T/ha.

Confira os vídeos abaixo: entrevistas com o produtor Joaquim Tomaz que explica como atingiu esse resulta e mais: entrevistas com o Secretario Municipal de Agricultura Jordani Ferreira e com o Vereador Everaldo Gonsalves e a colheita e pesagem de uma planta.

Comparativo:

No município de São Pedro, no Rio Grande do Norte, uma fazenda de 800 hectares tem como principal atividade a engorda de gado. São 650 animais, mas também mantém 550 cabeças de ovinos.

Ali se planta palma há muitos anos, mas, de uns tempos pra cá, o proprietário Eduardo Patriota e o agrônomo Vigoberto Alves de Aquino, mais conhecido como Vigor, decidiram investir no cultivo. Por enquanto a área plantada é de 15 hectares e a palma é tratada como um cultivo, com todos os cuidados de uma lavoura.

O Plantio tem espaçamento entre linhas de 1,60 metros e, entre plantas, apenas 10 centímetros.. Por hectare são 62.500 pés de palma.

FONTE: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/09/plantio-adensado-de-palma-produz-400-toneladas-por-hectare-no-rn.html

VIDEO DO GLOBO RURAL

FONTE DO VÍDEO PRODUZIDO PELA SENAR COM PRODUÇÃO DE 600T/HA



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES