A prefeitura municipal de Dom Expedito Lopes, esta promovendo o 31º festejos juninos do bairro Codó, com a belíssima organização de Hideubrando Gonçalves, iniciando ontem com um bom publico, a animação contagiou a todos os presentes no evento, Claro e Manelim fizeram à abertura das festividades com a tradicional apresentação dos artistas da terra, Gatão do Shote com sua dançarina Luzia de Sabé, deram um show de irreverencia e arte, Raimundo de Tito fez uma breve homenagem a Raul Seixas, Jota Pereira fez um pouco de forró mostrando um grande profissionalismo e Seu Tônio Seresteiro que fez um show para agradar a todas as idades. Em seguida tivemos a banda de Chagas Santos e Jorginho fazendo um gostoso som de forró pé de serra.
Em seguida e finalizando o primeiro dia dos festejos tivemos Os Gaviões da Paraíba que trouxe um grande show com reportório bem Nordestino e divertido que agitou a galera de Dom Expedito Lopes fazendo jus ao carinho recebido pelo publico.
O São João do Bairro Codó promove diversão e renda para várias famílias que de forma organizada montam suas barracas de bebidas, comidas e lanches, brinquedos e outros, também já é tradicional a boate assim carinhosamente chamada pelos jovens do município a danceteria que é gerenciada pelo empresário Cícero Paulo e sua esposa Jaira “Laser Som”, que todos os anos traz novidades em seu repertório agradando a seu publico (com muitas mulheres bonitas), vale a pena conferir.
Curiosidade!
Há várias definições para a origem da Festa Junina. Uma delas diz que tal festa surgiu nos países de origem católica. A festa foi introduzida para comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro que são todos comemorados no mês de junho. Antigamente, o termo "Festa Junina" era denominado "Joanina".
As festividades foram introduzidas no Brasil através da colonização dos portugueses. Na época ocorria uma miscigenação da cultura portuguesa, chinesa, espanhola e francesa. Isso explica algumas tradições presentes na Festa Junina. Da França, veio a dança com passos marcados, o que influenciou as quadrilhas brasileiras. Da China, surgiu a tradição dos fogos de artifício, região onde teria surgido a manipulação da pólvora. E da Península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, comum em Portugal e Espanha. Com tempo, tudo isso foi sofrendo mudanças influenciadas pela cultura brasileira.
CONFIRA AS IMAGENS DO EVENTO.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.