A Cáritas Piauí realiza visita de campo na comunidade 'Sitiozinho'

A Cáritas está executando o programa P1+2 nos municípios de Campo Grande e Pio IX e a comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes foi escolhido para visita dos beneficiários desses municípios.

VISITA CARITAS | Josely Ecologista

A Cáritas está executando o programa P1+2 nos municípios de Campo Grande e Pio IX e a comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes foi escolhido para visita dos beneficiários desses municípios.

CONHECENDO O PROGRAMA!

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) tem o intuito de ampliar o estoque de água das famílias, comunidades rurais e populações tradicionais para dar conta das necessidades dos plantios e das criações animais. O P1+2 integra o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro.

Os objetivos do P1+2 são promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas. A estratégia para alcançar esses objetivos é estimular a construção de processos participativos para o desenvolvimento rural do Semiárido brasileiro.

A comunidade Sitiozinho em Dom Expedito Lopes tem um grande potencial de desenvolvimento da agricultura familiar, uma comunidade que sabe aproveitar muito bem seus espaços em quintais para produção de hortas e outras culturas que mobilizam o crescimento das rendas familiares, como também as produções de casas de farinhas, castanhas de caju e ainda a cajuína. A visita da comitiva organizada por representantes da Caritas aconteceu no dia 05 pela manhã iniciando na fabrica de castanha de caju.

Confira entrevista com o Coordenador da Cáritas ao final da matéria.

Na ocasião os representantes da Cáritas o senhor Raimundo Azevedo e a senhora Francisca França Reuniram os visitantes do município de Pio IX no pátio da fábrica onde foram recebido pelo proprietário o senhor Edigar e seu pai O senhor Francisco proprietário de uma fábrica de cajuína e os representantes da prefeitura de Dom Expedito Lopes o Secretário de Agricultura Jordani Ferreira e o Coordenador de Meio Ambiente Josely Ecologista(BLOGUEIRO). Onde foram apresentados todos os participantes da capacitação e pronunciamento das autoridades presente, em seguida fizeram visita as dependências da fabrica de castanha e em algumas hortas de quintais produtivos.

QUEM SOMOS?!

A Cáritas Brasileira é uma entidade filantrópica criada em 1956 vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como organismo da Igreja Católica. A Cáritas do Brasil faz parte da Rede Caritas Internationalis, de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma.

No Piauí, a Cáritas Brasileira há vinte anos anima a caridade e solidariedade libertadora nas comunidades, grupos e famílias que se encontram em situação de exclusão social. Atua em todo o território piauiense com ações voltadas o apoio emergencial em razão de catástrofes naturais e/ou acidentais. Promove o fortalecimento do protagonismo das pessoas excluídas, o desenvolvimento local e sustentável, novas relações de gênero, raça e etnia, geração de renda na perspectiva da construção de uma Economia Popular e Solidária. Implantam ações que exercite o controle social de políticas públicas e também aquelas que potencializam as comunidades, grupos e pessoas na luta pela garantia dos seus direitos e promovendo cidadania.

Saiba mais no link: http://caritas-pi.blogspot.com/p/quem-somos.html



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES