Meteorologia alerta para risco de veranico no sul do Piauí

Meteorologia alerta para risco de veranico no sul do Piauí

A tendência climática para a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano, no sul do Piauí, indica chuvas de normal a ligeiramente acima da climatológica, mas existe cerca de 60% de possibilidade de ocorrência de veranico prolongado na região. As informações são do Boletim de Informações Climáticas da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Segundo o meteorologista Mainar Medeiros, o período vai marcar o início das chuvas de pré-estação na região central do Estado, com variabilidade de normal a abaixo da média. Na região Norte, o sol vai predominar, com a ocorrência de chuviscos em áreas isoladas. As temperaturas deverão flutuar acima das normais climáticas.

Ele adianta que os meteorologistas brasileiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e dos núcleos estaduais de meteorologia consideram que a magnitude do La Niña este ano é comparável a de episódios passados, de intensidade forte a moderada e deve continuar favorecendo o aumento das chuvas na maior parte da região Norte do Brasil durante o período de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011. Os modelos de previsão climática indicam a possibilidade de enfraquecimento do fenômeno entre os meses de verão e o outono de 2011.

No Piauí, durante o mês de outubro, foram registradas chuvas de moderadas a intensas em quase todo o Estado, provocadas pela instabilidade atmosférica e as atividades das Zonas de Convergência do Atlântico Sul, gerando as linhas de instabilidade e aglomerados convectivos, auxiliados pelos ventos alísios e o transporte de vapor e umidade, que formaram nuvens acima do padrão normal.

Queimadas

Mainar Medeiros adianta ainda que o trimestre de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011 deverá registrar poucas ocorrências de queimadas, especialmente na região Nordeste. Nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, as maiores ocorrências poderão acontecer nos meses de dezembro e janeiro.

Fonte: cidadeverde.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES