Festival da rabeca reune 8 mil pessoas na abertura

Festival da rabeca reune 8 mil pessoas na abertura

A primeira noite da 4ª edição do Festival da Rabeca levou oito mil pessoas à praça da catedral, para o show do cantor Peninha. Os dados são do comando da Polícia Militar de Bom Jesus, a 645 km de Teresina.

O festival foi aberto ontem à noite no palco principal com o sanfoneiro mirim, Isaac do Acordeon, que tocou os hinos do Brasil e Piauí. Em seguida rabequeiros de 5 estados do Brasil se revezaram no palco com apresentações de rabecas.

?O Festival se consolida como uma das melhores produções culturais do Piauí? declarou o senador Wellington Dias (PT), que esteve presente no primeiro dia.

O governador Wilson Martins também prestigiou o evento. ?Estou feliz de prosseguir com esse projeto maravilhoso que enriquece a nossa cultura popular. Na nossa gestão ações como essa terão sempre o nosso apoio?, destacou.

O show do cantor Peninha durou cerca de 1 hora e meia. Ele cantou os grandes hits de sua carreira como ?Sozinho? e ?Sonhos?. ?Fiquei impressionado com a receptividade e o calor humano do povo de Bom Jesus. Eles cantaram todas as músicas. Isso é muito legal? disse o cantor.

O segundo dia da 4ª edição do Festival da Rabeca terá apresentações de teatro e dança no Salão da Serra de Bom Jesus e ainda os grupos ?Velha Gaiteira? de Portugal e Clã Brasil da Paraíba. Uma oficina que ensina tocar rabeca também acontece na cidade.

A partir das 21h, os rabequeiros começam a se apresentar no palco principal, localizado na Praça de Nossa Senhora das Merçês. Em seguida a atriz Leila Diniz de Brasília encena o espetáculo ?Miolo de Pote em Cantigas e Versos.?

O trio ?Velha Gaiteira? de Portugal apresentará musicas regionais do norte de Portugal, tendo a gaita de fole como principal instrumento. Formado há mais de uma década o grupo já se apresentou na Espanha, França e Eslovênia. Esta é a primeira vez que o trio se apresenta no Brasil. ?Estamos muito felizes de estar aqui. Conheci a rabeca através de um documentário?, relata Ricardo Santos.

A programação do segundo dia do Festival da Rabeca se encerra com a apresentação do cantor piauiense Benicio Bem e o grupo Clã Brasil da Paraíba. O quarteto feminino é conhecido nacionalmente como uma das melhores referências do forró pé ?de- serra. Recentemente o grupo conclui turnê pela Europa.

Fonte: meionorte.com



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES