A Prefeitura de Corrente, através da Secretaria de Saúde e Saneamento , iniciou segunda-feira (01), a aplicação da segunda dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), em todas as unidades Básicas de Saúde do município. Devem ser imunizadas adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade. Para receber a vacina não há necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis e quem não recebeu a primeira dose em março também deve comparecer para receber agora.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Cheyla Marques Louzeiro, a aplicação da primeira dose, em março deste ano, superou o percentual de 80% preconizado pelo Ministério da Saúde, atingindo 82,56% de cobertura vacinal.“Queremos ainda superar a alcançar pelo menos a mesma meta atingida no início do ano”, disse Cheyla.
A vacinação contra o papiloma vírus humano consiste na administração de três doses de vacina, sendo que a segunda acontece seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois da primeira dose. Cabe ressaltar que a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.