Foi realizada no último sábado (22), uma importante reunião no auditório da Câmara de Vereadores de Corrente, entre moradores da zona rural do município, Prefeitura Municipal e técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Bales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, com o objetivo de esclarecer e orientar a comunidade a respeito do Programa Água Para Todos, do Governo Federal, que beneficiará famílias da Zona Rural com cisternas de captação de água da chuva. Estiveram presentes o Prefeito Jesualdo Cavalcanti, a maioria do secretariado municipal, vereadores, representantes de diversas instituições e da sociedade civil organizada, além de grande número de pessoas da comunidade, 184 no total.
Durante o evento, o representante da CODEVASF, o Engenheiro Agrônomo Robson Sororó, falou sobre os pré-requisitos necessários para ter a cisterna instalada em uma residência. “Em primeiro lugar, as comunidades a serem contempladas deverão prioritariamente estar desprovidas de abastecimento de água, seja de poço, de rio ou de redes de abastecimento. Há uma série de critérios que serão observados, como a renda per capita da família, o tipo de construção da casa, destacando que o telhado não pode ser de palha, já que a água será recolhida da chuva que escorrerá pelas calhas. Os beneficiários ainda assumem a responsabilidade pelas instalações, sendo terminantemente proibida a venda dos equipamentos, sob o risco de cometer um crime federal”.
Residências que possuem acesso somente à água sem condições de consumo humano também poderão ser beneficiadas, após realizado um exame laboratorial que comprove a sua má qualidade. Sororó destaca ainda que o maior objetivo do programa é a captação das águas da chuva e não o abastecimento das cisternas com caminhões-pipa.
A responsabilidade pelo planejamento, execução e monitoramento do programa ficará a cargo do Comitê Gestor Municipal, formado na ocasião, presidido pelo Secretário Municipal de Administração Salmon Lustosa e formado por representantes do poder executivo, de instituições, da sociedade civil organizada e da comunidade.
O Prefeito Jesualdo Cavalcanti comemora a vinda do programa para Corrente. “Estamos muito felizes com a vinda do programa para Corrente, pois a nossa necessidade é muito grande. É um absurdo que até hoje o município não participe programa de cisternas, pois temos essa inconveniência de estarmos localizados em uma região não classificada como semi-árida. Temos hoje sessenta e uma redes de abastecimento por toda a zona rural do município, e ainda assim não conseguimos atender a todos os moradores da zona rural que não tem acesso à água. Finalmente estas comunidades poderão captar a água da chuva, que é tão abundante em alguns períodos, podendo assim passar pelo período de estiagem, cada vez mais longo, tendo um grande reservatório de água”, destacou.
ASCOM/Prefeitura
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.