ABENFAC inaugura Casa do Menor em Corrente

ABENFAC inaugura Casa do Menor em Corrente

Casa do Menor | Viviane Setragni
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

A Associação Beneficente das Famílias e Crianças Carentes (ABENFAC) inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) a Casa do Menor de Corrente. A concorrida solenidade contou com a presença de representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário de Corrente, instituições públicas e privadas, igrejas, empresários e pessoas da comunidade.

A Secretária de Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa, destacou que a inauguração do espaço é a realização de um sonho, conquistado com muita luta. “Em dezembro de 2014 nós chegamos a ter 6 crianças que precisavam de um espaço para abriga-las, algumas que fugiram de casa, outras com problemas familiares e o Conselho Tutelar não tinha um local adequado. Hoje nós conseguimos inaugurar esta casa, que necessitará de muito apoio da comunidade para poder funcionar”, colocou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Souza, parabenizou a ABENFAC pela inauguração da casa. “Conheço a luta do Conselho Tutelar, pois já fui Conselheiro, e sei que carecíamos de um local adequado para as crianças. Quero parabenizar o nosso amigo Filomeno Lustosa, que há tantos anos sonha com este espaço, e dizer que a Câmara fez o seu papel, aprovando a ABENFAC como órgão de utilidade pública. Continuaremos na luta nas esferas estadual e federal e estaremos todos unidos nesta luta, que é de toda sociedade correntina!”.
A presidente da Associação Beneficente , Rosa Maria Alves, lembrou que desde o ano de 2003 o Conselho Tutelar do município luta pela estruturação de um espaço adequado para abrigar os menores em situação de vulnerabilidade. “A ABENFAC tem a sua data legal de inauguração em 19 de janeiro de 2014, mas é na data de hoje que ela verdadeiramente dará início a sua existência!”.

A juíza Mara Rúbia Costa Soares afirmou que não poderia deixar de estar presente num evento tão grandioso e ponderou: “Enquanto a sociedade brasileira fala em punir, o município de Corrente pensa numa forma de amparar os menores. Quero enaltecer o trabalho do Conselho Tutelar e parabenizar a ABENFAC pela iniciativa!”.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros falou sobre a importância das políticas públicas desenvolvidas no município e sobre a importância da participação da sociedade. “O problema do menor não se resume a abriga-los. A sociedade precisa se conscientizar de que se trata de um problema que é seu, pois a violência que ocorria apenas nos grandes centros hoje está acontecendo aqui no interior e estes menores não podem ser deixados ao léu, pois a tendência é de que a situação se agrave cada vez mais”.

Sobre a manutenção da Casa do Menor, o prefeito destacou. “Assim como colocou a presidente da ABENFAC, há tantas maneiras de colaborar que ninguém pode deixar de fazer a sua parte. Além da contribuição da prefeitura, a Casa do Menor precisará do trabalho voluntário, da contribuição dos profissionais da área e da ajuda financeira. A exemplo do que fiz com a APAE, assumo aqui o compromisso de contribuir mensalmente com R$ 100 reais e espero que muitas pessoas também contribuam. Não deixemos que a ABENFAC enfrente sozinha os seus problemas, pois será impossível. É necessário que se aglutinem todas as pessoas interessadas em salvar o menor, pois se nós não o fizermos o que será da sociedade correntina amanhã!”.

Imediatamente após o pronunciamento do prefeito, inúmeras pessoas da comunidade já assumiram o compromisso de contribuir mensalmente com a instituição e assinaram um termo de compromisso.

A Casa do Menor está localizada na Rua Benjamim Nogueira, nº 240, ao lado da Unidade Escolar Manoel da Cunha. O telefone para contato é (89) 9978-5755.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES