Transcerrados: Wilson dá início a maior obra rodoviária do Piauí

Transcerrados: Wilson dá início a maior obra rodoviária do Piauí

Começa a obra da Transcerrado | efrem ibeiro

Wilson Martins percorreu parte do canteiro de obras, onde constatou a presença de aproximadamente 100 máquinas, dentre tratores e caminhões, bem como operários que começaram os trabalhos ainda no início desta semana. Com este ritmo, as construtoras responsáveis pela obra prometem executar, pelo menos, um quilômetro por dia, com o intuito de entregar a obra ainda no fim deste ano.

?A Transcerrados é uma grande obra, que foi pensada para interligar o setor produtivo do Sul do Estado, encurtando distâncias e valorizando a produção de grãos?, ressalta Martins.

Para Luiz Peteck, produtor de grãos na região de Uruçuí e presidente da Federação da Agricultura no Piauí, a construção da Transcerrados é um sonho dos produtores que está sendo realizado pelo governador Wilson Martins, proporcionando aos agricultores melhores condições de escoamento da produção, além da diminuição dos gastos com logística e transporte.

"Quantas vezes nos deparamos com carros e caminhões atolados e a perda da safra coletada. A execução dessa obra é um divisor de águas para o Sul do Piauí, demonstrando o comprometimento do governador com o setor do agronegócio e com o esforço que vem sendo empreendido pelos produtores locais durante todos esses anos?, afirma.

Antes de dar início às obras da Transcerrados, Wilson Martins inaugurou a interligação de alguns trechos importantes que, atualmente, vêm a se somar com as obras da Transcerrados. Um exemplo disso foi a entrega da estrada que liga Sebastião Leal a Bertolínea.

?Ao longo desses anos estamos executando grandes obras na área da infraestrutura, criando condições para que a região dos Cerrados prospere ainda mais. Com essa ideia em mente, realizamos um estudo de toda a região e assim estamos planejando mais obras, bem como executando outros trechos que em breve serão entregues à população?, argumenta Severo Eulálio, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Para a execução da obra, o Governo do Estado está investindo mais de R$118 milhões somente na primeira etapa, que contemplará a pavimentação de um trecho de 117 quilômetros, ligando o município de Sebastião Leal ao entroncamento da PI-395. A pavimentação asfáltica está sendo executada em mistura de concreto betuminoso usinado a quente, garantindo mais durabilidade ao asfalto.

Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras da Transcerrados, Wilson Martins anunciou também outras intervenções do Governo do Estado para o fortalecimento do agronegócio no Sul do Piauí, interligando cidades e encurtando distâncias.

?Já autorizei a construção de uma nova ponte, que vai ligar a Transcerrados a Colônia do Gurguéia, bem como até a Serra do Quilombo. Além disso, também estamos planejando o asfaltamento de 130 quilômetros de Uruçuí até Nova Santa Rosa?, falou o governador ao comentar que já foram asfaltados 60 quilômetros do trecho que liga Santa Filomena a Gilbués.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES