22.06.2011 | 17:12
Piscicultura
Sebrae apóia Projeto Pescando Cidadania do município de Conceição do Canindé
Projeto é uma iniciativa da Comunidade Kolping para o cultivo de tilápias
Nina Werg e Antônia Pessoa
A Comunidade Kolping deu início este mês às atividades do mais novo projeto de piscicultura em tanques-redes, o Pescando Cidadania, em Conceição do Canindé, município localizado a 459 quilômetros ao sul de Teresina.
O projeto foi criado para o cultivo de tilápias na Barragem Pedra Redonda e conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Codevasf, Prefeitura Municipal de Conceição do Canindé e a empresa Fazenda verde Vale.
Já são dez tanques existentes na barragem e até o final deste mês, serão entregues mais vinte. O objetivo é o aumento da produção local e da comercialização do pescado. Cerca de vinte famílias se beneficiarão com o projeto.
A produção do primeiro ciclo, prevista para o final deste ano, é de doze mil quilos, com faturamento de até R$ 96 mil. A venda será feita nos municípios de São Francisco de Assis, Simplício Mendes, Isaías Coelho, Bela Vista do Piauí, entre outras regiões próximas.
O Sebrae no Piauí apóia o projeto, auxiliando os piscicultores nos aspectos quanto às condições necessárias para a prática da piscicultura, ecologia, licenciamento ambiental, associativismo, custos de produção e rentabilidade.
?Pretendemos ter campo para ampliar essa produção, gerar renda para as famílias envolvidas, participar do programa de políticas públicas, motivando e capacitando os produtores nas atividades rentáveis, que gerem resultados rápidos?, comenta o representante da Comunidade Kolping em Conceição do Canindé, Francisco Rodrigues.
Para Rodrigues, a participação do Sebrae é importante, pois viabiliza capacitação para os trabalhadores, aprimoramento do cultivo e conhecimento sobre as leis ambientais.
?O Sebrae quer que a piscicultura desenvolvida no Piauí seja cada vez mais profissional, que obedeça às técnicas adequadas de cultivo e considere a preservação ao meio ambiente. A intenção é que a atividade se torne mais competitiva e sustentável no Estado?, declara o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro Junior.
Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Comunidade Kolping Conceição do Canindé: (89)9400-6741
Fazenda Vale Verde (alevinagem): (89) 3422-9055/9416-1123 (sr Chico Bombeiro)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.