Dep. Federal Assis Carvalho denuncia atentado à bala e “esquemão no STTRC”

Dep. Federal Assis Carvalho denuncia atentado à bala e “esquemão no STTRC”

Dep. Federal Assis Carvalho | 180 graus

O deputado federal Assis Carvalho (PT) pediu atenção especial do Ministério da Justiça e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República contra um atentando sofrido em janeiro por Raimundo Nonato Fontenele Cardoso, secretário de Política Agrícola do Sindicato dosTrabalhadores Rurais (STR) do município de Cocal da Estação (268 km de Teresina).

O caso ainda está sendo apurado pela Polícia Civil, que até momento não concluiu as investigações. Segundo o requerimento do deputado Assis Carvalho, o sindicalista já tem o suspeito e sabe o motivo do atentado.

?O denunciante apontou como mandante do crime o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, senhor José Maria Siqueira, conhecido por "Zé Tijoba". Raimundo Nonato também formalizou a denúncia junto à Ouvidoria Agrária Regional, sediada na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PI) e pediu providências e garantia de segurança à Secretaria Estadual de Segurança do Piauí. O caso também está sendo acompanhado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura ( Fetag-PI), declara Assis Carvalho no requerimento apresentado em Brasília.

RELEMBRE O CASO

SALVO PELO NOTEBOOK

No dia 24 de janeiro, ao sair de sua residência na localidade Birindibinha, já próximo à localidade Vidéu Raimundo Nonato percebeu uma caminhonete modelo D-20, cor vinho, parada no acostamento e um homem não identificado no meio da estrada pedindo ajuda. "Parei a moto, fui surpreendido por outro indivíduo que estava armado com um rifle. Ele mandou eu descer da moto e correr em direção ao mato. Saí correndo ainda com o capacete, ele efetuou um disparo acertando minhas costas, por sorte eu estava com uma mochila com um notebook.

A mochila me salvou e a bala ficou alojada dento dela", disse Nonato. Esquemas do Sindicato com empréstimos e benefícios do INSS O deputado petista informa ainda que "estaria havendo um esquema criminoso no Sindicato de Cocal que estaria lesando esses trabalhadores e trabalhadoras do município de Cocal, se apropriando de recursos públicos federais de benefícios de aposentadorias rurais e salários maternidade, através de empréstimos consignados fraudulentos, viabilizados pelo correspondente bancário H R Empréstimos, sob a supervisão do senhor Hermogenes e do senhor Manoel Atalino Gomes". "Com o início do processo, o advogado do STR encaminhava as propostas de empréstimos, os quais variam de R$ 5 a 6 mil reias, e os interessados que tinham os benefícios aprovados passavam um ano sem receber nenhum dinheiro", declarou Assis Carvalho.

Fonte: Repórter: Aquiles Nairó/180 GRAUS



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES