O Prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) participou do encontro nesta terça-feira (12/03), na Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) para assinatura do termo de adesão ao Programa Estadual de Cofinanciamento da Saúde, que tem como objetivo destinar recursos ao municípios para investimento em Atenção básica, Assistência Farmacêutica, Centro Odontológico, Laboratório de Prótese Dentária e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Prefeito explica que a trata-se de um incentivo financeiro do Governo do Estado, que a verba destinada à Cocal deverá ser de aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais) mensais e que os recursos deverão ser aplicados na manutenção dos postos de saúde, compra de remédios, assistência e reestruturação desses locais. Este benefício será um reforço a mais na melhoria dos serviços de saúde prestados à população das cidades do Piauí. O cofinanciamento tem o prazo de dois anos, podendo ser renovado por igual período. O financiamento para todo o Estado deve chegar a R$ 38 milhões de reais, para investimentos na saúde na área da atenção básica.
"Pretendemos dialogar com o governador para aumentar esse repasse, já que atendemos uma população que ultrapassa 26 mil pessoas, para manter o Hospital com médicos todos os dias precisamos completar com repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). A saúde tem sido um dos principais focos de investimento do município", afirmou o prefeito.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.