Unidade Escolar Paulo Ferraz é contemplada como a 2ª Melhor Escola do Piauí em Gestão Escolar.

Unidade Escolar Paulo Ferraz é contemplada como a 2ª Melhor Escola do Piauí em Gestão Escolar.

Equipe Paulo Ferraz | Net

"É uma emoção muito grande. A gente vem desenvolvendo um trabalho envolvendo professores e a equipe gestora. Esse prêmio nós incentiva a fazer uma gestão mais democrática e voltada para resultados". Essas foram às palavras de Josete Fernades, diretora da Unidade Escolar José Alves Bezerra, localizada no município de Monsenhor Hipólito, na região Sul do Piauí.

A escola foi a grande campeã da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar (PGE) e recebeu o cheque de R$ 5 mil das mãos do secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, durante a Cerimônia de premiação, realizada na manhã desta terça-feira (17), no Instituto de Educação Antonino Freire.

Além de reconhecer e valorizar o esforço dos profissionais que atuam no direcionamento e acompanhamento dos trabalhos pedagógicos nas escolas, o PGE busca apoiar projetos inovadores e gestões competentes na educação básica. Outro objetivo da premiação é incentivar novas práticas educacionais com o foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a autoavaliação.

A unidade Escolar Paulo Ferraz, de Capitão de Campos e o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva, em Teresina, ficaram com o 2º e 3º lugar, respectivamente. Para o secretário da Educação, Átila Lira, a premiação tem o papel de promover a criação de novas estratégias de trabalhos nas escolas. Ele destacou o empenho verificado nas escolas da rede públicas do Estado.

"Hoje, eu tenho a convicção que em cada lugar do Piauí, existe uma escola trabalhando para melhorar a Educação. A gestão é fundamental para isso, pois um bom diretor consegue motivar professores e alunos", ressalta.

Participação de escolas do Piauí aumenta a cada ano

Desde o surgimento do PGE em 2010, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) vem mobilizando as escolas e informando sobre a importância do mesmo. Na primeira edição, estavam escritas 19 escolas. Em 2011, o número passou para 49 e na última premiação, 2012, participaram 132 escolas

Para Amparo Ramalho, coordenadora estadual da premiação, o Piauí vem avançando, tanto em participação, como na qualidade da gestão das escolas. "Esse aumento no número de escolas se deve a uma compreensão sobre a dinâmica do prêmio. Os nossos gestores estão entendendo a importância da autoavaliação para a melhoria dos trabalhos e a possibilidade de se atualizar ações inovadoras e exitosas de gestão", explica.

19ª Gerência Regional de Educação se destaca na participação de escolas no PGE

Durante a Cerimônia Estadual do Prêmio Gestão Escolar, nesta terça (17), aconteceu o reconhecimento oficial à 19ª Gerência Regional de Educação (Gre), responsável pelas escolas da zona Sul de Teresina, por ter conseguido inscrever o maior número de escolas na premiação. Das 44 unidades de ensino jurisdicionadas à Gre, 40 participaram do PGE, o que corresponde a quase 100% das escolas.

Como recompensa, a 19ª Gre recebeu R$ 6 mil para possibilitar a realização de ações voltadas para a ampliação dos trabalhos pedagógicos das escolas pertencentes à regional. A diretora da 19ª Gre, Sônia Pires, recebeu das mãos do secretário Átila Lira o reconhecimento pelo empenho e nos trabalho de motivação e incentivo junto às escolas.

Estamos muito felizes. Isso é resultado de um trabalho feito em parceria com toda a equipe da gerência e as escolas. Nos reunimos várias vezes e conversamos com cada diretor sobre a importância do prêmio e buscamos provoca-los a mostrarem o resultado das atividades que eles desenvolveram durante o ano. Agora, vamos planejar como usar o prêmio para elevar mais ainda a qualidade da Educação nas nossas escolas", concluiu a gerente.

Fonte: seduc.pi.gov.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES