Lula anuncia que vetará projeto de partilha do pré-sal e nordeste ficará só com o voto que deu.

Lula anuncia que vetará projeto de partilha do pré-sal e nordeste ficará só com o voto que deu.

Lula, presidente. | Arquivo

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, pode deixar os estados do nordeste, brasileiros como ele fora da bolada de dinheiro do petróleo extraído do Pré-Sal.

Os prefeito dos municípios piauienses, estado que tem o terceiro pior índice de desenvolvimento humano e "dois deputados do Pré-Sal", estão preocupados pois a garantia dada nas eleições para eleger Dílma e os dois deputados, davam conta de que estes passariam a fazer parte da divisão do bolo e receberiam dinheiro direto da produção de petróleo, que não é pouco.

Presidente diz que modificação da proposta do governo foi eleitoreira e que editará medida provisória para restabelecer o teor original.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje no Rio que vai vetar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, que prevê a divisão dos recursos dos royalties do petróleo por todos os estados, independentemente de serem ou não produtores. Segundo Lula, o governo federal editará medida provisória restabelecendo o teor da proposta encaminhada ao Congresso.

?Eu pretendo, ao receber a proposta do Congresso, vetar e colocar, para que votem, a medida provisória que foi a razão do acordo?, disse, no Rio, durante o lançamento do Cartão Família Carioca, no Palácio da Cidade.

Lula criticou a modificação do projeto enviado aos congressistas. A proposta do governo previa a manutenção do modelo atual de distribuição para as áreas atualmente em exploração e para as já licitadas do Pré-Sal.

?Construímos uma proposta que era a melhor, em que o Rio sairia ganhando e cederia um pouco para todo o Brasil ganhar. Quando chegou ao Congresso Nacional, o relator, pensando eminentemente na questão eleitoral, fez a proposta Ibsen Pinheiro?, afirmou.

De acordo com o presidente, o pré-sal recebe o suficiente para garantir os estados produtores e a participação dos demais. ?A União ficará com uma grande parte de recursos para Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia.

Temos de torcer para que a Petrobras tenha toda a sorte do mundo e que os governantes distribuam de forma justa as riquezas do pré-sal?, disse Lula

Realmente o Brasil não é singular. O que chamamos de Brasil, o nordestino Lula da Silva, que por sinal é presidente dele, divide entre o Sudeste e o Brasil. Ele disse em relação ao dinheiro do Pré-Sal que "o Rio sairia ganhando e cederia um pouco ao Brasil..", como se o Rio pertencesse a um outro Brasil.

Dois Brasis: " Brasil onde é proibido fazer bolsa de pele de animais. Brasil onde se rugulariza a produção de (bolsas para as famílias) com o couro curtido dos pobres, ah, principalmente dos nordestinos que o presidente agora esqueçe no pré-sal."



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES