A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta sexta-feira, 13, solenidade de abertura da programação pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no plenário da Câmara de Vereadores. O prefeito Paulo Martins acompanhado da primeira dama Valquiria Alencar, vereadores Edvaldo Lima, Zé Pereira, Rademarques, Coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Ida Paz, secretário municipais, profissionais que atuam em instituições que atendem a crianças e adolescentes, estudantes e comunidade estiveram presentes.
O evento, contou com a presença do Promotor de Justiça, Cesário Cavalcante que ministrou palestra sobre os aspectos jurídicos do abuso e exploração Sexual de crianças e adolescente. Segundo ele, as ações da prefeitura são muito importantes no enfrentamento à violência sexual. ?A violência existe e os programas estão aí para atender essa demanda, mas é necessário que a sociedade se sinta envolvida e co-responsável por esse processo".
O prefeito Paulo Martins disse que as ações do Ministério Público, do poder judiciário, do poder legislativo são muito importantes no enfrentamento da violência contra a criança. ?Quando a Prefeitura resolve socializar as ações concretas que estão sendo desenvolvidas e mais conhecimento, mais troca de experiências, mais informações, a gente está criando uma possibilidade de também, efetivamente, combater mais esse problema?.
Paulo Martins anunciou que parte do dinheiro arrecadado com as infrações de trânsito em Campo Maior será destinado ao Conselho Tutelar e demais órgãos voltados à proteção da criança, para financiar ações das entidades contra os abusos em que menores são vítimas.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Conceição Lima destacou que os menores vítimas de violência em Campo Maior estão sendo assistidos pelo CREAS, tendo apoio psicológico e social. As Secretarias de Saúde e Educação passam a integrar esse rede de atendimento especializado a essas vitimas.
A coordenadora do CREAS, Ida Paz, iniciou sua fala pedindo a união de forças ?O seminário marca esta data e vem como uma estratégia de aproximação com a comunidade a fim de mobilizarmos a população para participar desse enfrentamento como agente de proteção, é bom ver as pessoas se interessando para debater o assunto, pois o trabalho é difícil mesmo em uma cidade que conta com serviços como o Creas e o Conselho Tutelar e o apoio da Prefeitura?, destacou a coordenadora do Creas.
Ida Paz, disse que somente no mês de abril, o órgão recebeu 15 denuncias de violência ou abusos contra menores em Campo Maior, o número do telefone do CREAS é 3252-1054.
A audiência pública prosseguiu com a capacitação: Enfrentamento contra o abuso sexual infantil sob o comando da assistente social Ana Beatriz Barbosa Melo e palestra sobre Maus tratos infantis: Fenômeno Incompreensível com a psicóloga Ana Pereira de Sousa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.