Os Correios colocam em circulação, no dia 17 de agosto, uma quadra de selos que retrata alguns cemitérios brasileiros tombados como patrimônio cultural pelo IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A emissão destaca as referências históricas, artísticas e arquitetônicas de cada um, como forma de valorizar aspectos sociais, culturais e econômicos da região onde eles estão inseridos.
Os selos registram elementos essenciais dos cemitérios das cidades de Arez (RN); de Mucugê (BA); de Campo Maior (PI) e de Belém (PA). As diretorias regionais dos Correios de cada uma dessas localidades programam eventos para lançar a emissão no mesmo dia.
Em Campo Maior a solenidade está marcada para acontecer às 9 horas desse sábado, 17, no auditório da Câmara de Vereadores de Campo Maior, com a presença de várias autoridades, membros das academias de letras da cidade e de estudantes do curso de história da Universidade estadual do Piauí.
Os selos ? A arte de Fabio Lopez privilegia a cor prata, que dá aos selos um caráter de relíquia e preciosidade. Na quadra, o Cemitério de Arez foi representado por um detalhe de seu portão tombado. Quanto ao Cemitério do Batalhão (PI), destacam-se a representação de algumas sepulturas e uma árvore, ressaltando a beleza e simplicidade do lugar.
O valor facial de cada selo é de R$ 2 e a tiragem é de 600 mil unidades, 150 mil de cada motivo. A ilustração vetorial foi a técnica utilizada para compor os selos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.