Saúde consegue cumprir meta da vacina e reduz dengue

Saúde consegue cumprir meta da vacina e reduz dengue

Gercina | Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior conseguiu atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, nas Campanhas da Vacina contra a Pólio e Sarampo. Também vale ressaltar que este ano, de janeiro a 1º de setembro, os únicos casos confirmados da dengue clássica foram 22, e notificadas 70 notificadas. No ano passado por este período os dados repassados ao Ministério da Saúde foram de 368 casos.

Os dados da vacinação da Campanha da Pólio apresentam um índice de 95,91 e contra o Sarampo atingiram a cobertura de 98.08. A secretária municipal de Saúde, Gercina Carvalho, afirma que é essa vitória para o município é fruto de um trabalho realizado por todos os profissionais que integram a Secretaria. ?Fazemos um trabalho em conjunto, onde todos visam superar as metas estipuladas, para proporcionar qualidade e eficácia do serviço à população?.

Já nos casos da dengue com relação ao que foi mostrado, chegamos uma redução de 80,7% no ano passado. ?Estamos trabalhando incessantemente, os agentes de endemias estão no campo, estamos fazendo a parte de educação e saúde, o controle com o Projeto Dengoso e também trabalhando em parceria com outros setores: Com a Secretaria e Infraestrutura na parte da limpeza com a remoção do lixo e dos lixões?, explicou a supervisora de endemias Jaqueline Moraes que pede à sociedade que continue ajudando no combate a este mosquito com ações simples.

No ano de 2011, da 1ª à 36ª semana epidemiológica, foram notificados 72 casos de Dengue residentes no município de Campo Maior-PI, correspondendo a uma redução de 80% em relação ao mesmo período epidemiológico do ano de 2010, quando foram notificados 361 casos. De janeiro a agosto de 2010, foram confirmados 315 casos residentes no município, enquanto que em 2011 houve um declínio para 22 casos confirmados.

No município, 11 unidades de saúde notificaram a doença, mais especificamente, nove Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas unidades de média complexidade, entre as quais destacaram-se três unidades (Centro de Saúde III, Hospital regional de Campo Maior(HRCM) e PSF São Luís) por concentrarem 59,15% das notificações. Em relação às confirmações, a localidade São Luís apresentou o maior número de casos ? seis casos confirmados.

A taxa de incidência atual da Dengue no município de Campo Maior é de 4,86 casos por 10.000 habitantes, expressa em números absolutos por 22 casos de Dengue Clássico confirmados. Não foram notificados até o presente momento nenhum caso classificado como Dengue com complicações, Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e/ou Síndrome do Choque da Dengue (SCD).



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES