A Diocese e a Prefeitura Municipal de Campo Maior já concluiram os acertos da 12ª Romaria da Terra e da Água do Piauí. O evento religioso acontece nos dias 30 e 31 de julho em Campo Maior.
O prefeito Paulo Martins participou de reunião com o Bispo Dom Eduardo Zielski, para o acerto final que prepara a cidade para receber mais de oito mil romeiros representando todas as dioceses do Piauí na Romaria para propor a sociedade e poder público uma reflexão sobre a convivência do homem com o meio ambiente.
Cada edição, a Romaria é realizada em consonância com a Campanha da Fraternidade, este ano, a 12ª Romaria vem com o seguinte tema como Salvar a Terra e Salvar a Água é Salvar a Vida. Segundo Dom Eduardo Zielski, Bispo de Campo Maior, a Romaria nos convoca para a Conversão, pois o novo homem faz novas todas às coisas. ?Nós, cristãos, através da Romaria, queremos levantar a nossa voz exigindo o respeito pela terra e pela água que são dons de Deus para toda humanidade? enfatiza Dom Eduardo.
A programação terá inicio com a acolhida dos romeiros de todo o Piauí entre 08h e 12h do dia 30. Às 14h acontecem os seminários temáticos em seis paróquias diferentes da cidade, seguido de um momento de espiritualidade. Às 18h haverá um dos momentos mais fortes desta Romaria, o abraço ao Açude Grande, gesto que visa conscientizar sobre o grau de poluição naquele que um dia foi a fonte de abastecimento de água em Campo Maior. Ainda na programação, os romeiros participarão de uma Tribuna Livre e às 19h, será encerrada as atividades com uma noite cultural animada com o show de cantor Zé Vicente, ecologista, místico, apaixonado por sua terra, planeta e sensibiliza as pessoas com sua poesia e música criativa, com as grandes causas humanas, sociais e ecológicas do nosso tempo e haverá recital de romances, poesias de cordel e uma celebração de missa. No dia 31, haverá a Eucaristia às 05h da manhã com o envio dos romeiros.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.