Os funcionários administrativos da Educação da rede estadual de ensino do Piauí decidiram entrar em greve geral a partir desta segunda-feira, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante Assembleia da categoria realizada na sexta-feira(24) em Teresina e no sábado a presidente do SINTE regional Campo Maior, Jacinta Bandeira, anunciou que a regional também vai aderir ao movimento.
Durante entrevista na rádio Meio Norte, Jacinta disse que pesou para a decretação do movimento a proposta de reajuste apresentada pelo Governador Wellington Dias de apenas 9%, quando a categoria defende um reajuste emergencial de 13%.
“Há mais de quatro anos que estes profissionais não recebem nenhum reajuste, estando portanto com os seus salários defasados” disse.
“Convocamos todos os servidores desse setor (vigias, merendeira, zeladores, secretários) a aderirem a esse movimento grevista que é a única forma de pressionar o governo para atender aos anseios da categoria. Pedimos a compreensão e o apoio da sociedade como um todo para que os direitos desses trabalhadores sejam respeitamos. o sinte não só apóia como estará junto a esses trabalhadores na luta pelas melhorias salariais”. diz nota do SINTE-Campo Maior.
No próximo dia 30, a categoria se concentrará, a partir das nove horas, no Teatro de Arena da Praça da Bandeira, em Teresina, de onde sairá em passeata rumo ao Palácio de Karnak, sede do Governo Estadual. Nesta manifestação os funcionários terão o apoio dos professores que neste mesmo dia estarão em greve nacional no contexto da agenda de lutas da CNTE.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.