Projeto para reciclagem de lixo de Campo Maior será protocolado em Brasília

Projeto para reciclagem de lixo de Campo Maior será protocolado em Brasília

Reunião | Jonas SOusa

Associação dos Catadores de Lixo de Campo Maior representada pelo presidente Antonio de Sousa Neto e o vice Raimundo Nonato Ferreira estiveram na noite de sexta-feira, 20, com o prefeito Paulo Martins para discutir a implantação do projeto do Galpão de Triagem do lixo.

Participaram do encontro o deputado federal Jesus Rodrigues, o engenheiro técnico responsável pelo projeto Elmo Figueira, a secretária de Meio Ambiente Conceição Paz, secretário de relações institucionais César Robério e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores Raimundo Pereira.

Na ocasião foi apresentada para o prefeito a planta do Galpão de Triagem que será construído para o aproveitamento do lixo, esclarecida dúvidas e as informações necessárias, quanto à atividade, aos procedimentos e à compra de equipamentos, que serão cedidos para cooperativa. São cerca de 40 catadores que vivem do sustento do lixo.

Para o prefeito Paulo Martins, a parceria com a cooperativa vem fortalecer uma série de ações que a prefeitura vem tomando em relação ao cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, "a importância da estruturação desta cooperativa está na geração de renda, na educação ambiental e na possibilidade de minimizar o impacto ambiental, por meio da coleta seletiva, considerando que um dos setores que mais tem crescido dentro da economia informal é a catação de lixo e a reciclagem dos resíduos sólidos", completou Conceição Paz.

Outra questão discutida foi quanto à participação da sociedade em relação ao processo educativo e seletivo do lixo, que segundo o deputado federal Jesus Rodrigues é o pioneiro para o Piauí. ?Campo Maior vai ser pioneiro na implantação de um sistema de coleta seletiva, são inúmeras famílias que trabalham no lixão fazendo uma catação muito primária, muito elementar, para vender a um preço muito ruim para atravessadores?, disse o parlamentar. ?Estamos buscando parceiras para trabalhar com enfoque para os catadores de lixo reciclável, disponibilizando apoio técnico e maquinário para o desenvolvimento de uma cooperativa de reciclagem.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES