A Prefeitura de Campo Maior irá receber, nessa sexta-feira, 07/12, quase R$ 690 mil referente à parcela extra do FPM. A informação é da Associação Piauiense dos Municípios, que divulgou agora a tarde a tabela oficial de transferência constitucional referente a 1% de compensação pelas retenções feitas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Esse dinheiro deve ser usado para pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
O valor (R$ 687 mil e 770 reais e 68 centavos), será creditado nas contas da Prefeitura de Campo Maior já noite dessa quinta-feira, 06/12, e estará disponível para movimentação já na manhã dessa sexta-feira. De acordo com o deputado federal, Júlio César, que esteve na APPM na tarde dessa quinta ministrando palestra, esse dinheiro é calculado pelo fator de correção da última cota de novembro de Fundo de Participação dos Municípios, o que projeta um aumento de 35% em relação do FPM de outubro. O fator de correção é de 1,0953%.
A parcela extra do FPM, uma espécie de poupança que é feita ao longo do ano (o tesouro retém 1% do volume de recursos a cada mês) e deverá servir somente para pagar os servidores municipais. No caso de Campo Maior, por exemplo, o funcionalismo efetivo está com os salários de outubro em atraso. O prefeito João Félix havia feito um acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais para pagar o mês de outubro nesse dia 05 de outubro, mas isso não aconteceu.
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Edivar Rodrigues, informou que o prefeito marcou para o dia 10 de dezembro, o pagamento dos salários dos meses de outubro e novembro. ?Se ele não cumprir vamos acionar a justiça. Ele não pode deixar o servidor sem dinheiro nesse natal. E injusto, é desumano?, afirma o presidente.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.