Agressividade, dificuldade de alimentação, paralisia dos membros e, em pouco tempo, a morte. Entre as zoonoses, certamente, a raiva é uma das mais temidas pelos proprietários de animais, inclusive pelo fato de também acometer seres humanos. Para combatê-la só há uma saída: vacinar.
A Secretaria de Saúde de Campo Maior através do Setor de Endemias realiza neste sábado, 26, o ?Dia D? da vacinação anti-rábica. As pessoas que criam gatos e cães devem se deslocar até aos Postos de Vacinação distribuídos em 25 pontos da cidade que teve inicio desde 08 horas.
Segundo a supervisora de endemias, Jaqueline Morais é necessária que tenhamos uma atenção especial também com os nossos animais, porque o animal saudável também significa qualidade em saúde para a população humana. ?Por isso, é importante que cada pessoa traga seu bicho de estimação para ser imunizado, protegendo assim toda a sua família?, enfatizou Jaqueline.
A meta indicada do Ministério da Saúde é que no mínimo sejam vacinadas 80% dos animais. Em Campo Maior, a estimativa da população canina zona rural e urbana é de 6039 cães e população felina de 2690 gatos.
A partir do dia 29 começa a Vacina anti-rábica na zona rural, serão 30 pontos nas localidades que estarão preparados para a campanha de imunização de cães e gatos.
Com a vacina você está protegendo seu animal e sua família contra a raiva, uma pessoa atingida por esse vírus que é aproximadamente letal, pode chegar a óbito.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.