Pesquisa tem resultado negativo para malária

Pesquisa tem resultado negativo para malária

secretário Manin | Ascom/Saúde

A equipe de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde ? SESAPI, através da 4ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior realizou pesquisa em alguns bairros da cidade numa ação preventiva, com a finalidade de detectar a presença do vetor transmissor da malária. Após a pesquisa realizada de 04 a 08 de novembro deste ano, emitiram relatório sobre a situação da cidade de campo maior no que tange a presença do vetor. Os resultados foram negativos.

Em Campo Maior a pesquisa foi realizada nos Bairros de Lourdes, São João, Paulo VI em residências e em locais de acúmulos de água como os rio e a barragem do Surubim e o açude Estrela, após suspeita de um caso. Segundo Francisco Marques Carneiro Neto, entomologista da 4ª Gerencia Regional de Saúde, a SESAPI tomou conhecimento de um caso suspeito de malaria, investigado e informado pelo município.

Foi realizada pesquisa larvária no Açude Lurdes, na barragem e no rio Surubim e os resultados foram negativos para Anofelinos. A malária é uma doença infecciosa febril aguda, grave, cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. A doença pode provocar problemas hepáticos, respiratórios, cardiovasculares, cerebrais e gástricos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES