Paulo Martins poderá decretar estado de emergência em Campo Maior

Paulo Martins poderá decretar estado de emergência em Campo Maior

NA COnab | Jonas Sousa

O prefeito Paulo Martins poderá decretar estado de emergência em Campo Maior por causa da seca no município, na próxima segunda-feira, 07/05, após reunião com representantes do EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, IBGE e SDR para avaliar as perdas na agricultura por causa da falta de chuvas. Ele esteve reunido na manhã dessa quinta-feira, 03/05, em Teresina, com a CONAB e o MDA para discutir a situação de Campo Maior.

Segundo o prefeito já foram constatadas, através de laudos, as perdas de 70, 01% nas plantações de milho e de 69,81% nas de arroz. ?Fica faltando um relatório nas de feijão, caso seja maior do que 70%, não temos dúvidas de que a saída é decretar situação de emergência para que se possa contar com a ajuda dos Governos Federal e Estadual no auxilio às vítimas da seca?, comunica Paulo Martins.

Paulo Martins esteve reunido com o superintendente da CONAB, Alisson Pego, e o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Pedro Calisto, para discutir a situação da seca em Campo Maior e solicitar a ajuda dos órgãos federais. ?Os dois gestores federais ficaram preocupados com a situação de Campo Maior e se dispuseram a nos ajudar a resolver esse problema?, informou o prefeito.

O gestor lembra que o município aderiu ao Garantia-Safra, mas o programa só beneficia cerca de 300 famílias de agricultores, que receberão do Governo Federal uma bolsa-safra de R$ 622,00. O prefeito já solicitou do MDA a ampliação para 1.000 famílias e também reajustar o valor do auxilio para R$ 800,00.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES