Aconteceu na manhã de terça-feira (15), no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, a abertura da 15ª Marcha em Defesa dos Municípios. O evento acontece anualmente com a presença de prefeitos e lideranças de todo o país. O chefe do executivo de Campo Maior, Paulo Martins, é um dos mais de 3 mil gestores municipais presentes ao evento, que só encerra no dia 17.
O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) Paulo Ziulkoski fez abertura do evento e nela reivindicou em nome dos prefeitos que marcam presença no evento este ano, em seu discurso ele defendeu a reforma da constituição e a divisão dos royalites do pré-sal. Ele afirmou que defende a divisão igualitária entre todos os Estados.
A presidenta Dilma Rousseff fez um breve discurso mais deixou seu recado nele. Ela destacou inicialmente que o seu governo busca atacar desigualdade pela raiz. Dilma afirmou que está aberta a negociar as causas municipalistas, mas afirmou que busca trabalhar junto as necessidades de cada município, para isto citou programas como PAC I, PAC II e Minha Casa, Minha Vida.
A presidenta anunciou ainda ao final do seu discurso que em 2012 todos os municípios com até 50.000 habitantes vão receber uma retroescavadeira, e destes municípios, 1.330 deles vão ser contemplados ainda com uma motoniveladora.
Campo Maior está entre os municípios piauienses que serão contemplados com o maquinário. ?É importante os municípios se unirem e reivindicar mais mecanismos para colocar cidadania nos municípios. Nós somos a ponta e conhecemos melhor as necessidades do nosso povo, por isso temos que ser prioridade na distribuição de recursos?, defendeu o prefeito Paulo Martins.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.