O Conselho de Habitação participará da escolha dos beneficiados com moradias

O Conselho de Habitação participará da escolha dos beneficiados com moradias

O Conselho Municipal de Habitação do município de Campo Maior vai participar da escolha dos nomes das famílias que serão benefiacadas com casa própria. Até junho serão entregues 250 residencias no Bairro São João. Os principais beneficiados, segundo a assistente social do município Luzia Pereira, são pessoas que residem em áreas de riscos e pessoas com deficiencias. Na semana passada, segundo a assistente social foram visitadas famílias da Vila Papi, que serão beneficiadas com as novas moradias no Bairro São João.

Desta vez o conselho vai participar da seleção dos benficiados. Segundo o ex-secretário de Habitação Raimundo Pereira o Conselho de Habitação tem como função gerir o Fundo Municipal de Habitação e toda política de habitação do município. Ele é composto por oito membros e de forma paritária ou seja metade formada por membros da organização governamental e metade por membros da sociedade civil.

Quem compõe o Conselho da parte do governo municipal são três membros do Executivo. Uma vaga é da Secretaria de Habitação, a outra é da Secretaria de Relações Institucionais que é transversal e permeia por todas as outras secretarias fazendo a ligação das pastas com o Gabinete do Prefeito e da terceira é a Secretaria de Desenvolvimento Social ? a SEMDES. A quarta vaga é ocupada por um membro da Câmara Municipal.

Os quatro outros integrantes da sociedade civil são todas as entidades que trabalham com projetos de habitação, com construção de habitação, a União das Associações de Moradores ? UMAM que congrega várias associação de moradores que é urbana e o Conselho Gestor de Entidades que permeia não somente na parte urbana mais rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Havia um Conselho Anterior em que a sociedade civil participava de maneira minoritária, não tinha nem um terço dos membros, a maioria era integrante do poder Executivo, a participação do poder Legislativo era ignorado na gestão anterior do Conselho e ele foi reformulado após o prefeito enviar um projeto de lei para a Câmara e haver a aprovação.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES