A Secretaria de Desenvolvimento Social ? SEMDES promove na quinta-feira (25/07) a IX Conferencia Municipal na Assistência Social de Campo Maior. A abertura do evento foi às 9h, no Auditório da Câmara Municipal. A organização da conferência foi feita pela gerente de Projetos Micheline Carvalho e o assistente social Welber Araújo, sob a coordenação da Secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima.
Após as falas dos convidados foram formados grupos para a discussão de seis eixos temáticos. O primeiro deles: Confinamento Obrigatório da Assistência Social, o segundo eixo Gestão do SUAS: Vigilância Sócio assistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avalição; Eixo 3: Gestão do Trabalho, o quarto Gestão dos Serviços Programas e Projetos, Eixo 5 ? Gestão dos Benefícios no SUAS e o 6º ? Regionalização.
Antes das discussões dos grupos a gerente da Proteção Social Básica da SASC ? Emanuelle Marreiros proferiu a palestra: ?A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS?. A abertura da Conferencia contou com a presença da secretária da SEMDES, Conceição Lima, dos representantes do prefeito Paulo Martins, o secretário de Relações Institucionais Cesar Robério, da Secretaria Estadual de Assistência Social ? SASC, Janaina Mapurunga, e de várias entidades comunitárias, de profissionais da assistência social do município e do Estado, da Saúde, Educação, secretários municipais e representantes de outras entidades.
Janaina Mapurunga disse que o papel do gestor é importante no trato com a assistência social. ?Nós sabemos que vários municípios recebem os mesmo recursos dos programas sociais mais poucos têm tido o desempenho que Campo Maior tem na pessoa da secretária Conceição Lima, no zelo nos CRAS no CREAS?, disse a Conselheira Social da Assistência Social do Estado do Piauí Janaina Mapurunga ao elogiar os trabalhos desenvolvidos pela SEMDES no município.
Segundo Janaina, hoje estão avaliando e propondo diretrizes para a política social, discutindo a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social ? SUAS. A secretária Conceição Lima disse em sua fala que as pessoas presentes para as discussões representam muito na sociedade campo-maiorense, pelo trabalho social que desenvolvem e a agregação de valores aos as ações.
?Este é um espaço de debate, de participação social onde as ações governamentais da assistência social serão analisadas, discutidas e a oportunidade de fazer uma agenda propositiva para nossos usuários, aqueles que assistimos diariamente. Vamos ter a oportunidade de propor ações e metas onde à qualidade de vida destas pessoas possam ser mudadas?, destacou a secretária.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.