Indústria de Campo Maior é a maior exportadora de cera

Indústria de Campo Maior é a maior exportadora de cera

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior ind?stria exportadora de cera de carna?ba do Piau?, que fica em Campo Maior, j? exportou nos primeiros meses deste ano 900 toneladas do produto e trouxe para o Estado divisas no valor de US$ 4,5 milh?es. Em 2006, foi a empresa que mais exportou no Estado, totalizando um volume de 2,3 milh?es de quilos de cera, o que deu um faturamento de US$ 6,8 milh?es. ?Este ano, 23% de toda a exporta??o do Piau? foi feita por nossa empresa em Campo Maior?, disse o empres?rio Jos? Lu?s F?lix.

As exporta?es de cera da ind?stria este ano, segundo o empres?rio, v?o dobrar em rela??o ao ano passado, considerando que nos primeiros quatro meses de neg?cios a em-presa j? chegou ao patamar de U$ 4,5 milh?es. A explica??o ? que o pre?o da cera no mercado externo teve um aumento de 100%, de janeiro a maio.

A ind?stria de Jos? Lu?s F?lix exporta cera para 35 pa?ses. O produto ? utilizado no exterior na fabrica??o de cosm?ticos, batons, emuls?o para conservar frutas, no isolamento de chips de computadores, na fabrica??o de papel carbono, em c?digos de barra e em c?psulas de rem?dios.

As exporta?es da ind?stria de Campo Maior movimentam a economia de v?rios munic?pios piauienses com a aquisi??o de mat?ria-prima, o p? da palha da carna?ba. A empresa compra o produto de produtores de Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, Pimenteiras, Parna?ba, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires, Castelo do Piau?, S?o Miguel do Tapuio, Piracuruca, Esperantina, Beneditinos, Altos e Alto Long?.

Existem ind?strias que operam no setor tamb?m em Teresina, Piripiri e em Parna?ba, mas somente a de Campo Maior ? pioneira no Estado na transforma??o do p? em cera na forma de escama e de p? (atomizada). ?Transformar o p? em cera atomizada s? eu fa?o no Piau?, frisa Jos? Lu?s F?lix.

Ele explicou que a ind?stria gera 40 empregos diretos e 50 mil empregos indiretos. Isso, segundo ele, num dos per?odos mais cr?ticos para os produtores, que a ?poca da seca. Segundo o empres?rio, o p? da palha da carna?ba s? pode ser extra?do entre os meses de julho a dezembro, que ? quando o problema da falta de alimentos no semi-?rido ? mais grave. ?A nossa ind?stria emprega e atende ao homem do campo no per?odo em que ele mais precisa, que ? quando a seca chega?, explica Jos? Lu?s F?lix, que opera na atividade desde 2001, quando pouca gente acreditava neste tipo de atividade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES