O Entreposto de Mel de Campo Maior, implantado pela CODEVASF na BR-343, saída para Piripiri, comercializou, só na 1ª safra de 2013, 6 mil litros de mel, ou seja, cerca de 8,4 toneladas do produto. A grande estiagem desse ano na região afetou a produção de mel, pois só 10% dos enxames conseguiram concluir o ciclo produtivo das abelhas.
Segundo o presidente da Associação de Apicultores Campomaiorenses, (APICAM), Sebastião de Melo, o potencial de produção de mel na região de Campo Maior suporta até 150 mil colmeias, mas atualmente os produtores só dispõem de 3 mil, ou seja, cerca de 2% do necessário.
Para diminuir esse déficit, a APICAM e a Prefeitura de Campo Maior já encaminharam 4 projetos de incentivo a cadeia produtiva de mel. ?Os projetos já foram aprovados e agora estão em tramitação no Governo Federal e os recursos devem ser liberados ainda no segundo semestre desse ano? completou Melo.
Outra medida importante para fortalecer essa cadeia produtiva, segundo o presidente, é a construção de uma casa de mel, que já foi concluída na localidade Bom Lugar, em Campo Maior. ?Seguramente teremos uma das casas de mel mais modernas do Piauí?, comemorou o presidente.
Sebastião disse que haverá uma assembléia geral da APICAM, no próximo sábado, 22/06, para tratar da eleição que é realizada a cada biênio. Após essa assembléia, eles terão uma decisão se haverá uma eleição para a nova mesa diretoria.
O Entreposto de Mel de Campo Maior funciona em parceria com a APICAM e Apiários Integrados do Rio Grande do Sul.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.