A Secretaria Municipal de Educação recebeu na quinta-feira (20/1) um ônibus escolar adequado às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural. O transporte possui também equipamentos de acessibilidade, com cadeira de rodas especial que pode ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção, em função disso a porta do veículo é mais larga e com maior espaço interno para facilitar o manuseio da cadeira. Esta prevista a chegada de mais dois do mesmo convênio até o final do mês de fevereiro.
O transporte foi adquirido através do Programa Caminho da Escola, do governo federal e em parceria com o Inmetro. Este programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares; garantir segurança e qualidade ao transporte de estudantes e contribuir para redução da evasão escolar, bem como ampliar, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escolar dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
?O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições?, disse o secretário de Educação José de Ribamar, ?Ribinha?. Ele disse que os ônibus escolares modelo 2009 têm inovações: bloqueio de diferencial, chassi mais alto e rodas próximas da frente e da traseira do veículo, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída do atoleiro.
?Estamos entusiasmado em ver que a Educação está melhorando, antes os alunos eram transportados de forma precária e sem segurança. Com a chegada destes veículos vai amenizar esta situação sem falar na redução de gastos com aluguéis de ônibus terceirizados?, disse o secretário. Ele disse que está empenhado em fazer novos convênios para a aquisição de mais ônibus para a secretaria.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.