Crescem 122% os casos de aborto entre 10 e 14 anos

Crescem 122% os casos de aborto entre 10 e 14 anos

Meninas de 10 a 14 anos respondem pelo grupo que mais cresceu entre pacientes que realizaram abortos autorizados pela justiça no País. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o aumento na faixa etária foi de 122% entre 2007 e 2008. Nas outras idades, a maior alta foi de 58,2%. A violência é a principal responsável pela gravidez forçada das garotas.

Dos 47 procedimentos realizados ano passado, 40% foram em menores de idade, todos resultantes de estupros (em 90% dos casos cometidos por alguém próximo da vítima, pai, amigo da família, tio).

Por trás da estatística, estão ao menos 18 histórias parecidas com a da menina pernambucana de 9 anos, que engravidou de gêmeos após o estupro do padrasto.

"É uma informação que, por si só, derruba o preconceito que ainda existe de que a violência sexual foi provocada pela vítima, por insinuação, roupas provocantes?, afirma Thomaz Gollop, coordenador do grupo de estudos sobre o aborto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O que explica o fato das crianças estarem tão presentes nas estatísticas é o fato delas também ocuparem o alvo preferencial dos violentadores (47% dos casos relatados de abuso são em menores, mostram serviços especializados).



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES