Comunidade é beneficiada com o projeto de cultivo de ‘Pimenta Tabasco’

Comunidade é beneficiada com o projeto de cultivo de ‘Pimenta Tabasco’

Projeto de pimenta | Ascom

A plantação de pimenta ?Tabasco? vai significar para as 35 famílias do Assentamento Barro Vermelho, em Campo Maior, uma nova e promissora atividade econômica. A comunidade passa a cultivar o fruto depois que a Prefeitura Municipal a incluiu no projeto de incentivo de Agricultura Familiar, que está sendo desenvolvido com populações rurais do município.

A pimenta Tabasco ficou mundialmente famosa devido a sua utilização no molho que está presente em restaurantes de todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos, há mais de 125 anos. As sementes brotam, geralmente, após 21 dias. Para atingir o amadurecimento ela leva em torno de 90 dias.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Aloisio Ernesto, disse que essa pimenta foi escolhida para ser cultivada por comunidades em Campo Maior porque, além de seu sabor inconfundível, ela tem uma grande quantidade de extrato no fruto, apesar de suas pequenas dimensões. ?Ela tem uma polpa mais consistente e mais rentável?, explica o secretário.

Aloísio disse que o projeto da pimenta ?Tabasco? é todo financiado pela Fundação Banco do Brasil e vai beneficiar todas as famílias do Assentamento Barro Vermelho, onde está sendo desenvolvido o projeto ?piloto. O secretário informa que serão destinadas 21 mil mudas da planta, que serão cultivadas em 04 hectares.

Nessa terça-feira, 10/07, foram entregues as primeiras 07 mil mudas. Em 90 dias as famílias já poderão colher os primeiros furtos. Os beneficiados estão confiantes que a nova atividade possa garantir mais renda para eles. ?Eu já trabalhava com pimenta, mas só que menores. Essa daí são graúdas e acredito que vamos ganhar um dinheiro até bom. Estou satisfeito?, disse o senhor Antônio Júlia, assentado.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES